Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Arrancam esta noite os Jogos Nacionais Salesianos

A Cerimónia de abertura está marcada para as 21h00 com o desfile das 14 delegações desde a piscina municipal até ao Parque do Império, em Mirandela.
De hoje até à próxima terça-feira, a cidade de Mirandela vai acolher a 25ª edição dos jogos nacionais salesianos.
A organização, que pertence à Fundação Salesiana, em Mirandela, em parceria com o Município local, estima que o evento vai trazer à cidade cerca de três mil pessoas, entre atletas, acompanhantes e voluntários que vão apoiar na logística. A concretizarem-se as estimativas, serão os jogos mais participados de sempre.
Mas, para o Padre Paulo Pinto, director da Fundação salesiana, em Mirandela, "o importante é que a organização já ganhou a mobilização de todos para o evento. É impressionante, porque ninguém negou qualquer ajuda", diz.

Paulo Pinto explica ainda que "a prática desportiva, a educação para a saúde, a interculturalidade e a educação para os valores do desporto são os objectivos centrais dos Jogos Nacionais Salesianos".
Desportivamente falando, a cidade anfitriã espera obter bons resultados, mas não será fácil bater a delegação do ano passado, que, em Lisboa, conseguiu os melhores resultados de sempre. O Padre Paulo Pinto garante que "ganhar não é a prioridade".
Mas os jogos também se afiguram como "uma janela de oportunidade para a promoção do território, das tradições e da cultura" das cidades anfitriãs. A presidente do Município de Mirandela, Júlia Rodrigues, entende por isso, que o evento "vai ser importante para a promoção do concelho" e nesse sentido a autarquia preparou um pacote de iniciativas para os cinco dias.
Os jogos nacionais salesianos vai juntar jovens de todo o país e de Cabo Verde nas modalidades de futsal, basquetebol, voleibol, Karaté, xadrez, natação e ténis de mesa, que vão acontecer em diversos equipamentos desportivos espalhados pela cidade e pela vila de Torre de Dona Chama.

Esta noite, acontece a cerimónia de abertura, no anfiteatro do Parque do Império, local para onde também está agendada uma missa campal, no domingo de manhã, presidida pelo Bispo de Bragança/Miranda e a cerimónia de encerramento, na próxima segunda-feira à noite.

Os Números

Os atletas, com idades entre os 8 e os 18 anos, inscritos nas sete modalidades, são 1422 a que se juntam 171 treinadores e animadores. A juntar a isto, a organização estima receber cerca de mil familiares dos atletas e conta com 260 voluntários, o que perfaz um número a rondar as 2850 pessoas.
No total, são 14 delegações que vêm do Continente, das ilhas e de Cabo Verde. Dos cerca de 1400 atletas, metade são das casas salesianas de Lisboa e do Estoril, da Madeira vêm mais de 180, enquanto de Cabo Verde chega uma delegação a rondar as duas dezenas de participantes.
A equipa anfitriã, de Mirandela, vai contar com a maior delegação de sempre com 140 participantes.

Quanto às modalidades, o Futsal é claramente a mais participada porque vai contar com cerca de 600 jogadores, divididos por 6 escalões. A seguir vem o Basquetebol com cerca de 400 jogadores, divididos por 6 escalões. A natação terá 195 atletas, divididos por 10 escalões.
No Voleibol, marcam presença 154 jogadores, divididos por 4 escalões, enquanto no xadrez, há a presença confirmada de 41 atletas, distribuídos por 9 escalões.
Finalmente, o Karaté conta com 12 participantes distribuídos por 3 escalões.

Escrito por Terra Quente (CIR)
Foto: Jogos Nacionais Salesianos

Sem comentários:

Enviar um comentário