Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 30 de abril de 2018

“Coração”, um espetáculo que pretendeu despertar sentimentos

Ontem celebrou-se o “Dia Mundial da Dança” e o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros ofereceu a todos os visitantes várias atividades alusivas à dança e ao afeto.
Durante a manhã uma oficina criativa de expressão artística que juntou participantes com idades a partir dos 60 anos.

Já o final da tarde contou com o espetáculo “Coração”, que envolveu música, dança e vídeo e que junta a improvisação durante uma hora em que se pretendem despertar sentidos, considera Paula Pinto, 

Coordenadora do projeto “Compota” e Presidente Da Associação “Sentidos Ilimitados”.

“A principal mensagem talvez seja seguir o coração naquilo que se acredita e naquilo que se quer fazer da vida, ouvir o coração e segui-lo. O projeto é um projeto de improvisação, este espetáculo foi criado em 2017 a partir do encontro de bailarinos, atores, músicos e pessoas de vídeo em torno da palavra coração. Nós não trabalhamos a palavra, ou seja, o sentimento associado ao coração que normalmente é o amor. Quisemos trabalhar a palavra de forma transversal. Algumas pessoas da equipa trouxeram diferentes tipos de materiais, sobre a etimologia da palavra, sobre a parte biológica, o funcionamento do órgão.

Não há dois espetáculos iguais. Tem sequências, secções que podem ser retiradas e podem ser acrescentadas outras. Aqui, fomos à procura das expressões dos Macedenses, sons da Terra, imagens que captámos, que editámos e colocámos no espetáculo. Quando vamos às localidades, retiramos o trabalho que trabalhámos na oficina sénior, muitas pessoas ficaram emocionadas por usar a história delas. Também nos interessa este trabalho com a comunidade.”   


Já o final da tarde contou com o espetáculo “Coração”, que envolveu música, dança e vídeo e que junta a improvisação durante uma hora em que se pretendem despertar sentidos.

Aliada ainda à temática do coração está patente até dia 30 de junho, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros a exposição “Vai até onde te leva o coração”, constituída por 20 obras de arte gravadas em serigrafias e águas fortes, de Paula Rêgo, Cruzeiro Seixas, Luís Geraldes, Matilde Marçal, Vando Figueiredo, Branislav Mihajlovic, Manuel Cargaleiro e José Guimarães.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário