O Miradouro, um dos comboios turísticos da CP, não vai chegar este ano à estação do Tua, em Carrazeda de Ansiães.
No segundo ano do serviço, as viagens vão realizar-se apenas entre o Porto e o Peso da Régua. Fonte oficial da empresa diz que foi analisado o serviço prestado em 2017 e concluiu-se que “não se justifica a extensão do Miradouro da Régua ao Tua”. Acrescenta que durante o ano passado, “muitos clientes queixaram-se das cerca de quatro horas de paragem na estação do Tua, onde não existiam motivos de interesse para ocupar o tempo”.
O presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, reuniu com responsáveis da CP para lhes manifestar a sua preocupação e dizer que este ano há mais pontos de interesse em Foz-Tua: “Eu expliquei e tentei demonstrar que a nossa a expectativa para a afluência de turistas a Foz-Tua é muito maior do que a do ano passado porque há outros pontos de interesse que motivam as pessoas. O facto de a barragem estar terminada, da central hidroeléctrica estar praticamente em fase final e de ter a valorização do arquitecto Eduardo Souto Moura. Outro ponto turístico é o Centro Interpretativo do Vale do Tua, que está aberto desde Fevereiro deste ano e de ter muita procura mesmo nesta época mais baixa. Também brevemente vai ser realizada a homologação de um percurso pedestre que parte da estação até à barragem” disse o presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves.
João Gonçalves acrescenta que a CP poderá vir a repor o comboio Miradouro até Foz Tua se a procura o justificar: “Eu tentei sensibilizar para que percebessem que esta minha expectativa optimista, que não é só um ponto de vista pessoal. Aquilo que me foi garantido pela administração da CP, que no caso da procura aumentar, a CP vai reforçar as linhas, mas só se a procura o justificar” acrescentou o autarca de Carrazeda de Ansiães.
Em 2017 realizaram-se 186 comboios Miradouro que transportaram 22.400 passageiros, com uma média de ocupação de 120 passageiros por comboio. Destes cerca de 75% chegaram à estação do Tua, mas apenas 30% regressaram no Miradouro, preferindo fazê-lo mais cedo nos comboios antecedentes.
Escrito por Rádio Ansiães (CIR)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário