domingo, 17 de junho de 2018

Bragança recebe a primeira escola Ciência Viva

Vai ser implementada em Bragança a Escola Ciência Viva destinada às crianças do primeiro ciclo do ensino básico.
O projecto prevê combinar o trabalho prático e experimental na educação em ciências com o ambiente educativo. A presidente da Agência Nacional Ciência Viva, Rosalia Vargas, destaca que o dinamismo do Centro de Ciência Viva de Bragança faz com que a cidade seja uma das primeiras a receber a escola: “começar com Bragança é porque de facto sentimos um dinamismo no Centro de Ciência Viva de Bragança muito grande e com parcerias fundamentais”, contou Rosalia Vargas.

O projecto prevê uma parceria alargada a escolas, municípios e instituições científicas e de ensino superior. Rosalia Vargas, explica ainda que este é um verdadeiro envolvimento de questionamento em que as crianças desenvolvem trabalho e estudo na área da ciência e tecnologia: “as crianças aprendem conhecimento cientifico através do modelo Inquiry-based science education (IBSE), por isso, o envolvimento das crianças é constante no conhecimento”, acrescentou a presidente da Agência Nacional Ciência Viva

Desde já confiante no sucesso do projecto, a directora do Centro de Ciência Viva de Bragança, Ivone Fachada, avançou que, para já, se trabalhará apenas com os 3 agrupamentos de escolas de Bragança: “como vai ser um projecto piloto, nós vamos começar a trabalhar com os 3 agrupamentos de Bragança, mas a ideia depois será alargar”, contou Ivone Fachada.

A Escola Ciência Viva funciona no Pavilhão do Conhecimento desde 2010 e será o terceiro. No próximo ano lectivo, será alargada a mais sete dos 20 Centros de Ciência Viva espalhados pelo país. É um projecto educativo da Ciência Viva, a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Em Bragança, o projecto vai arrancar já em Outubro.

Escrito por Brigantia
Foto: Centro de Ciência Viva de Bragança
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário