Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 17 de junho de 2018

Bragança recebe a primeira escola Ciência Viva

Vai ser implementada em Bragança a Escola Ciência Viva destinada às crianças do primeiro ciclo do ensino básico.
O projecto prevê combinar o trabalho prático e experimental na educação em ciências com o ambiente educativo. A presidente da Agência Nacional Ciência Viva, Rosalia Vargas, destaca que o dinamismo do Centro de Ciência Viva de Bragança faz com que a cidade seja uma das primeiras a receber a escola: “começar com Bragança é porque de facto sentimos um dinamismo no Centro de Ciência Viva de Bragança muito grande e com parcerias fundamentais”, contou Rosalia Vargas.

O projecto prevê uma parceria alargada a escolas, municípios e instituições científicas e de ensino superior. Rosalia Vargas, explica ainda que este é um verdadeiro envolvimento de questionamento em que as crianças desenvolvem trabalho e estudo na área da ciência e tecnologia: “as crianças aprendem conhecimento cientifico através do modelo Inquiry-based science education (IBSE), por isso, o envolvimento das crianças é constante no conhecimento”, acrescentou a presidente da Agência Nacional Ciência Viva

Desde já confiante no sucesso do projecto, a directora do Centro de Ciência Viva de Bragança, Ivone Fachada, avançou que, para já, se trabalhará apenas com os 3 agrupamentos de escolas de Bragança: “como vai ser um projecto piloto, nós vamos começar a trabalhar com os 3 agrupamentos de Bragança, mas a ideia depois será alargar”, contou Ivone Fachada.

A Escola Ciência Viva funciona no Pavilhão do Conhecimento desde 2010 e será o terceiro. No próximo ano lectivo, será alargada a mais sete dos 20 Centros de Ciência Viva espalhados pelo país. É um projecto educativo da Ciência Viva, a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Em Bragança, o projecto vai arrancar já em Outubro.

Escrito por Brigantia
Foto: Centro de Ciência Viva de Bragança
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário