Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de junho de 2018

Vinhais acolhe 9 unidades locais de combate a incêndios florestais

Vinhais recebe 9 unidades locais de combate a incêndios florestais equipadas com um kit de primeira intervenção.
Vão ser cerca de 50 voluntários neste concelho, um deles é Luís Bebião que explica: o trabalho de prevenção, até já era uma acção que realizava anteriormente: “praticamente esta equipa já existia e também já tínhamos o kit há alguns anos. A reunião de elementos para este trabalho foi fácil e realizávamos a primeira intervenção numa primeira fase, em que fazíamos a comunicação para os Bombeiros Voluntários e a tentávamos controlar sempre com uma margem de segurança salvaguardada” destaca o voluntário.

O Município de Vinhais vai custear o seguro dos voluntários, como destaca o presidente da câmara Luís Fernandes: “o município vai pagar os seguros porque as pessoas não podem estar a trabalhar para a segurança dos outros sem garantias”.

Para além da apresentação das unidades locais, o DECIR, o dispositivo especial de combate a incêndios rurais também foi destacado num evento que contou com a presença do Secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves que quando questionado sobre a lei da limpeza das florestas explicou que o objectivo do governo nunca foi cobrar coimas: “foram dadas todas as oportunidades, para evitar cobrar coimas que não é essa a nossa vontade. O que o Governo pretende é que se limpe e se proteja as pessoas”.

Hoje, prossegue a fiscalização da lei da limpeza das florestas e no caso de incumprimento, o governo garante que haverá coimas.

Uma acção no âmbito do programa “Aldeias Seguras Pessoas Seguras”. No distrito de Bragança existem mais de 200 aldeias consideradas prioritárias para o programa pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.


Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário