Vão ser cerca de 50 voluntários neste concelho, um deles é Luís Bebião que explica: o trabalho de prevenção, até já era uma acção que realizava anteriormente: “praticamente esta equipa já existia e também já tínhamos o kit há alguns anos. A reunião de elementos para este trabalho foi fácil e realizávamos a primeira intervenção numa primeira fase, em que fazíamos a comunicação para os Bombeiros Voluntários e a tentávamos controlar sempre com uma margem de segurança salvaguardada” destaca o voluntário.
O Município de Vinhais vai custear o seguro dos voluntários, como destaca o presidente da câmara Luís Fernandes: “o município vai pagar os seguros porque as pessoas não podem estar a trabalhar para a segurança dos outros sem garantias”.
Para além da apresentação das unidades locais, o DECIR, o dispositivo especial de combate a incêndios rurais também foi destacado num evento que contou com a presença do Secretário de Estado da Protecção Civil, José Artur Neves que quando questionado sobre a lei da limpeza das florestas explicou que o objectivo do governo nunca foi cobrar coimas: “foram dadas todas as oportunidades, para evitar cobrar coimas que não é essa a nossa vontade. O que o Governo pretende é que se limpe e se proteja as pessoas”.
Hoje, prossegue a fiscalização da lei da limpeza das florestas e no caso de incumprimento, o governo garante que haverá coimas.
Uma acção no âmbito do programa “Aldeias Seguras Pessoas Seguras”. No distrito de Bragança existem mais de 200 aldeias consideradas prioritárias para o programa pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Escrito por Brigantia
Maria João Canadas
Sem comentários:
Enviar um comentário