Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 8 de setembro de 2018

KIKA A GATA ABANDONADA

Por: Maria da Conceição Marques
(colaboradora do "Memórias...e outras coisas..."

Olá eu sou a Kika, sou dócil e meiga, vivia numa casa, não recordo onde, mas um dia a minha dona abandonou-me na rua. 
Vivi num buraco escuro, com frio e tinha como companheira apenas a lua e as estrelas.
Subi telhados, trepei árvores e o pânico apoderou-se de mim.
Numa esquina da rua, já noite escura vi um gato que tal como eu andava à deriva, era negro como a noite que nos acolhia, olhou-me, de alto a baixo e foi paixão á primeira vista.
Nunca mais me separei dele, durante o dia, rebuscávamos os caixotes do lixo para encontrar comida e quando a noite caía, dormíamos juntos no buraco de uma árvore que existia no parque da cidade onde nos tínhamos conhecido.
Um dia senti-me doente, pensei, (sim porque os gatos também pensam), que ia morrer. Tinha umas dores horríveis difíceis de suportar. Recolhi-me cedo ao tronco da árvore onde dormia. 
De repente senti uma coisa quente e fofa a sair do meu corpo. Era um momento de magia. Eu estava a ser mãe e não sabia
Assustei-me… O meu primeiro filho não se mexia, estava a ficar frio, aconcheguei-o e lambi-o mas em vão não reagia, logo de seguida aconteceu o mesmo com o segundo, fiquei em pânico, quando pensei que iam morrer todos os meus filhos, apareceu uma senhora, que, agarrou em mim e me levou para casa, com o único bebé que ainda respirava.
Acariciou-me e transportou-nos no aconchego dos seus braços. Senti amor e protecção. Já não sentia dores, pensei que eu tivesse morrido e que estivesse no céu a ouvir a voz de um anjo gato. Mas não era um sonho, nem era o céu dos gatos era uma cama fofa e confortável que me aquecia a mim e ao meu bebé.
Já passaram oito dias, o meu negrito abriu hoje os olhinhos. É tão lindo. A minha nova dona olha-me com o seu sorriso meigo e diz: Obrigada por me teres adoptado és uma gata linda e os teus olhos são dois pedacinhos de céu que me relaxam e me dão tranquilidade”. O meu coração de gata sorri agradecida...
Obrigada minha nova dona, prometo, não rasgar as cortinas tão bonitas nem estragar o sofá onde tão comodamente durmo com o meu pequenino. 
Com gratidão, ofereço-te o meu ronrom com carinho
A minha alma de felino agradece todo o carinho recebido. 

Assi- Gata abandonada
Texto escrito pela minha nova dona. M.C.M(São Marques)


Maria da Conceição Marques, natural e residente em Bragança.
Desde cedo comecei a escrever, mas o lugar de esposa e mãe ocupou a minha vida.
Os meus manuscritos ao longo de muitos anos, foram-se perdendo no tempo, entre várias circunstâncias da vida e algumas mudanças de habitação.


Participei nas colectâneas:
POEMA-ME
POETAS DE HOJE
SONS DE POETAS
A LAGOA E A POESIA
A LAGOA O MAR E EU
PALAVRAS DE VELUDO
APENAS SAUDADE
UM GRITO À POBREZA
CONTAS-ME UMA HISTÓRIA
RETRATO DE MIM.
ECLÉTICA I
ECLÉTICA II
5 SENTIDOS
REUNIR ESCRITAS É POSSÍVEL – Projecto da Academia de Letras Infanto-Juvenil de São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina
Livros editados:
-O ROSEIRAL DOS SENTIDOS
-SUSPIROS LUNARES
-DELÍRIOS DE UMA PAIXÃO
-ENTRE CÉU E O MAR
-UMA ETERNA MARGARIDA

Sem comentários:

Enviar um comentário