Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Alípio de Freitas vai dar nome a uma rua na cidade de Bragança

Alípio de Freitas irá dar nome a uma rua na capital de distrito transmontana. A proposta foi apresentada pelo Bloco de Esquerda, na Assembleia Municipal de Bragança e foi aprovada por unanimidade.
Catarina Assis, deputada Municipal do Bloco de Esquerda destacou que é importante perpetuar o seu nome, pelo trabalho que o padre e mais tarde revolucionário fez em vida. "Ele desempenhou vários papéis, foi um defensor de classes mais desfavorecidas, foi fundador do Bloco de Esquerda e, dado o seu historial, esteve directamente ligado ao BE, em Lisboa, principalmente, e como é da terra acho que é de relevo marcar o nome dele".

Alípio de Freitas dedicou-se à defesa das classes mais desfavorecidas. "Ele tem um vasto historial. Foi defensor de várias classes desfavorecidas no Brasil e chegou a ser preso. Entretanto veio para Portugal e continuou a defender o socialismo e os desfavorecidos", disse ainda Catarina Assis.

Alípio de Freitas nasceu em Vinhais, em 1929, tendo sido ordenado em 1952. Foi revolucionário no Brasil, jornalista, promotor e dirigente de diversos movimentos sociais e associações cívicas, nomeadamente no Tribunal Mundial sobre o Iraque e no Fórum Social Mundial, Associação José Afonso e a Casa do Brasil de Lisboa. Morreu a 13 de Junho de 2017, com 88 anos.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário