Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Fundação La Caixa trouxe criatividade a Bragança

Entre a última terça e sexta-feira, a praça Cavaleiro de Ferreira, em Bragança, abriu portas à ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.
Com quatro áreas distintas, a animação está concentrada num camião, o Creactivity, que tem recebido centenas de crianças das várias escolas do concelho. Esta iniciativa itinerante, que arrancou em Bragança e vai passar pelo resto do país até ao final do ano, é da fundação "La Caixa" e pretende estimular a criatividade das crianças segundo explica a responsável pela orientação da experiência, Claúdia Pires. "Pretendemos que as crianças desenvolvam as suas competências, tanto a nível de pensamento crítico como criatividade, colaboração, aprender com os erros, enfim, trabalhar este pontos que são importantes no desenvolvimento de uma criança. Teve tudo inicio no CosmoCaixa em Barcelona e como teve sucesso em Espanha decidiram trazê-lo para Portugal. Tem sido muito bom, as crianças saem daqui com um sorriso na cara".

O espaço está desenhado para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças e quem lá tem estado não fica indiferente à experiência. "Eu já fiz a mecânica, já construí um circuito e já estive ali a por bolas para voarem. Nunca esperei que fosse tão divertido, uma coisa única. É uma experiência que não se vive todos os dias", disse a aluna do Centro Escolar da Sé, Rute Amaral. "Isto é muito giro. Não faço isto todos os dias", confirmou Rodrigo Vaz, da mesma escola.

Depois de Bragança, o projecto segue para Vila Real, Guimarães e Viana do Castelo. O sistema de aprendizagem inspira-se na mistura de tecnologias digitais e físicas para o desenho criativo e construção de objectos.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário