Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

EB 23 de Izeda perde 5º e 6º ano e obriga câmara a procurar uma solução rápida para o transporte dos alunos

O encerramento do 5º e 6º anos de escolaridade na Escola EB23 de Izeda, por decisão da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGES), está a obrigar os quatro alunos matriculados a deslocar-se para Bragança.
Dado o encerramento, a câmara de Bragança não tinha providenciado  transportes escolares a partir desta vila para a sede de concelho e os estudantes "são obrigados a deslocar-se no transporte regular, que é muito cedo", explicou Teresa Sá Pires, diretora do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, em Bragança. Alguns jovens são transportados pela família para a escola para evitar a viagem de autocarro que demora entre 1h20 e 1h30.
O presidente da câmara, Hernâni Dias, admite que a viagem entre Izeda e Bragança demora cerca de uma hora e meia, adianta que o município está a tentar ultimar uma alternativa e já abriu um concurso público para concessionar o serviço. "A DEGES tomou a decisão de encerrar o 5º e o 6º anos, porque só havia quatro alunos, três de Izeda e um de Paradinha. O município contestou esta decisão mas não nos cabe a nós decidir sobre a manutenção ou não.  Estamos a estudar uma solução para resolver o problema da melhor forma", referiu o autarca.
Na ausência de critérios mínimos para o transporte dos alunos, a câmara está à procura de uma resposta "pois as linhas já estavam feitas, comunicadas atempadamente, neste caso não é possível fazer isso, mas nós assumimos a responsabilidade de transportar as crianças do meio rural para a cidade".
O concurso ainda não foi promovido mas Hernâni Dias prevê que venha a envolver um montante financeiro "bastante significativo que só multiplica por 10 o que se gastaria no transporte regular". 

Glória Lopes
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário