Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Bragança abriu portas a Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental

O distrito de Bragança tem uma nova resposta social para ajudar famílias, e jovens em situação de risco, através do CAFAP – Centro de Apoio familiar e Aconselhamento Parental, que funciona na Fundação Casa do Trabalho, em Bragança, desde o início do mês.


O objectivo é promover, aconselhar e acompanhar a mediação familiar e melhorar a qualidade das relações, como explica Iveta Vilares, coordenadora do projecto. "As famílias podem pedir ajuda sem terem que ir a um serviço, ou seja, supondo que estão num processo de reflexão da vida, equacionar algumas dificuldades a viver com filhos ou enteados, estratégias para intervir numa situação de maior rebeldia, ou até numa situação em que o casal esteja a viver um momento de maior tensão, o CAFAP testa este serviço de orientação, treino de competências e gestão de conflitos".

De momento, estão a ser ajudadas já 9 famílias, mas podem vir a ser 80, por uma equipa multidisciplinar constituída por um psicólogo, um educador social, um mediador e um assistente social. O CAFAP desempenha o seu trabalho em duas vertentes, na preservação e no ponto de encontro familiar. "Tem duas modalidades, preservação familiar e a de ponto de encontro familiar. Uma mais genérica e outra mais específica que tem a ver com a mediação e ser um sitio de encontro quando existe algum litígio porque no CAFAP tem de haver sempre famílias com filhos", explicou ainda a coordenadora do projecto.

Um acompanhamento para crianças e famílias que se encontrem em situação vulnerável, que vai dar resposta a todo o distrito de Bragança e que tem como objectivo descentralizar o serviço para as sedes de concelho uma vez por semana.

Escrito por Brigantia
Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário