Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Sete Sóis Sete Luas começa hoje em Alfândega da Fé

Pelo nono ano consecutivo, Alfândega da Fé abre portas ao Festival Sete Sóis Sete Luas. 
A multiplicidade de culturas, que há 26 anos promove o encontro intercultural de manifestações artísticas, como a música, expressão dramática, artesanato e gastronomia, arranca já hoje na vila transmontana. A presidente do município de Alfândega da Fé, Berta Nunes, adianta que a grande novidade nesta edição, provinda de uma candidatura feita à comissão europeia, aprovada por dois anos, é uma maior participação de artistas e pessoas locais. "Temos tido algumas acções em que vêm chefes de outros países, normalmente até italianos, mas nós este ano tivemos que propor um chefe e propusemos o chefe Marco Gomes que irá também participar em algumas acções da rede noutros países divulgando a nossa gastronomia e produtos. O nosso clube de leitura vai ler alguns excertos da obra de Saramago porque é um dos patronos do festival".

Nesta novidade enquadra-se ainda a participação de uma artista na banda Sete Sóis Sete Luas que, além de ser composta por músicos de vários países, actua pelos vários locais por onde a iniciativa passa. Berta Nunes destaca a crescente afluência aos espectáculos pela parte da comunidade e acredita que esta participação dos locais chame ainda mais público. "As pessoas começam a conhecer mais, habituam-se a ir aos espectáculos e gostam. Todos os anos, penso que temos consolidado esta participação e o público tem participado cada vez mais mas estou convencida que se puder participar vai fazê-lo mais activamente".

O festival chegou à vila quando o município aderiu à rede cultural que é composta por 33 cidades de 13 países do mediterrâneo e mundo lusófono. Pretende promover o diálogo intercultural e divulgar a cultura e potencialidades das localidades participantes. A iniciativa acontece hoje e também na próxima sexta-feira. Destaque para o espectáculo de circo acrobático, os Triplette, vindos de França, para o concerto pelos Estrelas 7Sóis, do Brasil, Grécia e Portugal, e para Santo Antão Sete Sóis Band, de Cabo Verde.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário