Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 6 de março de 2019

Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas diz que é preciso qualificar produção tradicional

Promover a investigação sobre o produto, qualificar a produção e educar o gosto são as máximas que a presidente da Federação Portuguesa das Confrarias  Gastronómicas, Olga Cavaleiro, defendeu no âmbito da primeira conferência «Bragança, Terras de Sabores e Saberes», que aconteceu no âmbito do festival do Butelo e das Casulas.
“Primeiro é preciso conhecer a tradição, a origem. Depois é preciso qualifica a produção de produtos tradicionais o que tem vindo a ser feito com alguma coerência, mas tem tido algum intervalo que traz depois algumas fragilidades à nossa produção”.

No entanto, Olga Cavaleiro critica alguns projectos que não são de longo prazo.

Também na conferência, Milton Roque, grão-mestre da confraria do Butelo e das Casulas, lançou o desafio de se criar inovação neste prato típico de Inverno.

“Poderá existir renovação no empratamento. É importante dar-lhe alguma inovação para que possa chegar mais longe, a outras cozinhas e também a outros países, como à nossa vizinha Espanha”, salientou Milton Roque.

A Federação Portuguesa é composta por 90 confrarias, três delas são do distrito de Bragança, as confrarias do Mel, do Javali, e do Butelo e das Casulas. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário