quinta-feira, 18 de julho de 2019

Festival Gastronómico das Migas e do Peixe do Rio regressa este fim de semana a Torre de Moncorvo

A Foz do Sabor, em Torre de Moncorvo, volta a receber o Festival Gastronómico das Migas e do Peixe do Rio. Os barcos e a praia fluvial são também atrativo da única aldeia piscatória de Trás-os-Montes.
O festival vai já na 10ª edição e este ano leva à mesa de sete restaurantes de Torre de Moncorvo esta iguaria bem apreciada: peixes do rio fritos em molho escabeche ou assados e ainda as famosas migas de peixe.

Lucinda Carromão, cozinheira, fala do sucesso deste prato:

“O segredo é fazer umas migas bem feitas com as ovas, peixinho frito com o nosso molhinho da casa acompanhado com arroz de tomate e mais alguma coisa que a gente  pode fazer com o peixe. Fazemos as migas, fazemos o escabeche também de entrada.

Há quantos anos se dedica ao peixe do rio e às migas?

Já há 30 anos. Faz em dezembro 30 anos que abri, comecei numa brincadeira.

Vem gente de muito lado neste festival, Espanha até, nós temos muitos clientes, já é muito conhecido. Já temos muita marcação de gente de longe para virem ao festival.”

Também em Cabanas de Baixo, visitámos outro restaurante. Adriana Pereira, diz que o segredo está no gosto de confecionar esta especialidade:

“Tem que se preparar as coisas cada uma da sua maneira, o segredo não se pode dizer. São lavados, bem lavados, são fritos. As migas têm muita fama, mas são umas migas como outras quaisquer, só que eu faço porque gosto muito de fazer aquilo. É um prato que eu gosto mesmo de fazer, são as migas do peixe.

E acha que o sucesso desse prato é quando a pessoa faz com gosto.

Peixinho do rio com qualidade é aqui na foz?

Sim. Da foz, do rio sabor, bem lavados com bom sal com óleo bom, não é um óleo qualquer e não são umas fritadeiras quaisquer tem que ser tudo com muita qualidade.

Vocês servem todo o ano?

Sim, todo o ano.”

Segundo a organização, esta é uma boa oportunidade de visitar a aldeia. De 19 a 21 de julho, migas e peixe do rio servidos em vários restaurantes do concelho de Torre de Moncorvo.

A animação está garantida pelo artista popular Quim Barreiras, no domingo, no centro de Torre de Moncorvo, às 22h00.

Bons motivos para visitar Cabanas de Baixo e a Foz do Sabor neste festival, ao longo do fim de semana.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário