Mogadouro e a localidade francesa de Groslay assinaram um protocolo de geminação, para promover a colaboração nos sectores económicos, culturais e sociais.
A localidade francesa, a 15 quilómetros a norte de Paris, tem cerca de 8700 habitantes, entre os quais se inclui uma comunidade portuguesa de cerca de 1000 pessoas. Groslay desenvolveu ligações com Mogadouro desde há cerca de seis anos, muito por causa da existência e dinâmica da associação “Mogadouro no Coração” naquela cidade, como salientou o autarca mogadourense, Francisco Guimarães.
“Tem muitos portugueses, uma comunidade de cerca de 1000 portugueses estão radicados em Groslay, incluindo alguns naturais de Mogadouro. Tem uma associação “Mogadouro no Coração” que tem como presidente uma mogadourense e tem também outros portugueses de outras partes do país, e também este pacto lhes vai dizer muito a ele”, afirmou.
Segundo o autarca com esta geminação pretende-se mobilizar as comunidades e favorecer a troca de experiências, nomeadamente a nível empresarial, por isso na delegação que se deslocou a Groslay para a formalização da geminação, constituída por 30 elementos, foram também alguns empresários mogadourenses.
Outra iniciativa já prevista será a participação de produtores de Mogadouro numa grande feira de vinhos e azeites em Março de 2020 em França.
Para já, durante dois dias, na cidade de Groslay houve um mercado comum com expositores das duas localidades e actuação da Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro.
Em Outubro será a vez de uma comunidade de Groslay se deslocar a Mogadouro para conhecer o território e confirmarem a geminação.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário