Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Paisagens do Azibo aliadas à venda de produtos endógenos cativaram visitantes que por lá passaram

A Praia da Ribeira, na Albufeira do Azibo, foi o local escolhido para ser palco da segunda edição do Mercado dos Produtos da Terra, no passado sábado.
Uma iniciativa inserida na campanha “Consuma Local”, que pretende ajudar os produtores a escoar os seus produtos. A ideia é que este mercado tenha uma periodicidade quinzenal, e que decorra, de forma alternada, entre o Parque Municipal de Exposições, na cidade de Macedo e a Albufeira do Azibo. E levar os produtos até à praia é uma oportunidade de fazer crescer o negócio e até criar redes de contactos, considera Benjamim Rodrigues, presidente do Município Macense:

“Resolvemos alargar o âmbito do mercadinho à zona do Azibo. Há muitos veraneantes que vêm de fora que aproveitam para comprar o que é nosso. Assim, acabamos por divulgar fora de portas porque as pessoas compram e levam, e por vezes até fazem encomendas. É uma oportunidade de os produtores fazerem negócio neste período de crise.”  

Desta vez, estiveram envolvidos 12 expositores, mas o interesse em participar nesta iniciativa começa já chegar de produtores de outros concelhos:

“Alguns dos expositores conseguiram esgotar os produtos na última feira, especialmente quem comercializa queijos. Temos tido muita procura, inclusive de expositores de outros concelhos, mas isto é uma iniciativa para o nosso concelho e para não promovermos o trânsito de produtos de outros sítios para cá, em termos de CIM ficou acordado que isto seriam mercadinhos apenas locais.” 

Angélica Pedro confeciona pão, mel e compotas. Participou na primeira edição do Mercado dos Produtos da Terra e, na sua opinião, desta vez não notou grande afluência de compradores:

“Acho que a outra foi melhor. Havia mais gente a comprar. Quanto ao local, acho que ambos são bons mas aqui penso que as pessoas vêm mais para lazer e lá para fazer compras.” 

Quem por lá passou, vê com bons olhos esta união entre a paisagem, os banhos de sol e os alimentos de qualidade:

“Sou de Macedo e acho que é uma boa iniciativa. Fui à primeira edição, e como gostei vim agora também. 

Estou a achar espetacular fazerem aqui o mercado, porque nesta altura até nos faz bem sair e vir um pouco até estes locais.

Sou de Famalicão e é a primeira vez que venho aqui, acabou por ser coincidência. Íamos para Bragança e resolvemos parar para vir conhecer e achei magnífico. Quanto ao mercado, é fantástico. Grande ambiente e podendo usufruir de bons produtos, tanto melhor.” 

Aproveitar a visita de turistas às praias da Albufeira do Azibo para promover o que de melhor se produz no concelho de Macedo de Cavaleiros.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário