Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Proposta de alargamento da ZPE Douro Internacional e Vale do Águeda sob consulta pública

O alargamento da Zona de Proteção Especial (ZPE) Douro Internacional e Vale do Águeda da Rede Natura 2000 é proposto pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), com o apoio do projeto 'LIFE Rupis - Conservação do britango e da águia-perdigueira no vale do rio Douro' (www.rupis.pt), o qual é coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e tem vários parceiros, entre os quais a Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural. A proposta está aberta a consulta pública até ao dia 4 de julho.
Abutre-preto. Fotografia Pedro Rego.
O aumento dos limites desta ZPE vai permitir alargar a área de proteção e conservação de várias espécies de aves ameaçadas e legalmente protegidas em Portugal e na Europa, ao abrigo da Diretiva Aves da União Europeia (UE).

Possibilita ainda, entre outras medidas, abranger uma importante área para a conservação das aves estepárias, nomeadamente no Planalto Mirandês, e promover a conectividade com as ZPE Rios Sabor e Maçãs e Vale do Côa.
Mapa com a proposta de alteração do limite da ZPE Douro Internacional e Vale do Águeda
A proposta de alargamento é feita porque "a atual limitação geográfica da ZPE é claramente insuficiente para assegurar a conservação dos domínios vitais em período reprodutor das espécies ameaçadas, bem como desproporcionada, por defeito, considerando a elevada diversidade biológica e riqueza específica existente".

"Esta nova configuração torna equilibrada a relação entre todas as ZPE no vale internacional do Douro e permitirá que as espécies protegidas atinjam um estado de conservação mais favorável a longo-prazo", refere a proposta.


Saiba mais AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário