Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 20 de junho de 2020

Pandemia fez alterar e acelerar directrizes de programas de apoio ao trabalho no interior

A pandemia fez alterar e acelerar algumas directrizes de programas como o “Trabalhar no Interior”, destinado à atracção de pessoas para a região. Estes programas tinham sido anunciados pelo Governo, em Bragança, no mês de Fevereiro.
Esta manhã, no IPB, a secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, destacou que a conjuntura levou a que aqui se desenvolvessem ideias que já se pensava pôr em prática futuramente, nomeadamente o teletrabalho.

“Destacaria as medidas relacionadas com a criação de emprego, nomeadamente o +Coeso Emprego, que financia postos de trabalho. Inicialmente, este programa estava pensado para criar novos postos de trabalho, o contexto da pandemia veio tornar mais urgente a manutenção dos postos de trabalho. Temos medidas relacionadas com a formação profissional, especializada, e outras medidas ligadas à inovação produtiva e desenvolvimento tecnológico. Fizemos avisos específicos para a Covid que tiveram uma procura imensa. A pandemia veio ajudar a acelerar e implementar algumas ideias que também já tínhamos, como a do teletrabalho”, avançou.

No IPB esteve ainda o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior a participar num conjunto de iniciativas com o tema "Economia com conhecimento e inovação em Trás-os-Montes". Apesar da conjuntura, Manuel Heitor quis destacar que o próximo ano lectivo arrancará com aulas presenciais para que se mostre como se vive com responsabilidade.

“O Covid trouxe-nos uma noção de que temos de combater as incertezas, mas não podemos deixar de considerar as instituições de enino superior baseadas no ensino presencial. Mas se não é o ensino superior a mostrar às pessoas como se vive com responsabilidade, quem poderá ser?” questiona, garantindo que o próximo ano lectivo “é para começar de forma presencial”.

Manuel Heitor sublinhou que a mobilidade de alunos será afectada e Bragança não vai fugir ao cenário que se prevê. Ainda assim acredita que têm que se unir esforços para que os alunos estrangeiros continuem a querer estudar em Portugal.

A iniciativa “SKILLS 4 PÓS-COVID”, contou com um debate, entre empresários da região, acerca da reanimação da economia local com base no conhecimento e na inovação.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário