Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Observatório de Montesinho Dionísio Gonçalves já foi lançado e terá lugar no complexo de Lama Grande

Já foi lançado o “Observatório de Montesinho Dionísio Gonçalves”, que vai contar com mais de 2 milhões e quatrocentos mil euros.
O objectivo é estudar a realidade das regiões de montanha, nomeadamente o papel que podem ter na evolução das alterações climáticas.

“É nas regiões de montanha que vamos conseguir fazer os reservatórios de água em alturas de seca, é nas regiões de montanha que vamos evitar que haja grandes inundações nas zonas mais baixas. As zonas de montanha são determinantes”, referiu o secretário de estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sobrinho Teixeira.

O observatório vai funcionar no complexo da lama Grande, edifícios abandonados no Parque Natural de Montesinho. Depois de recuperado, vai passar também a receber turismo científico.

Foi também aberto esta sexta-feira o “Programa Internacional de Investigação Montesinho”, que dispõe de 1,5 milhões de euros para financiar o desenvolvimento de projectos de investigação, avançou Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

“Queremos também atrair investigadores de todo o país, em colaboração com investigadores de todo o mundo, para trabalharem sobre o Montesinho”, acrescentou.

O “Observatório de Montesinho” e o “Programa internacional de investigação sobre Montesinho” já tinham sido aprovados em Fevereiro no Conselho de Ministros descentralizado que aconteceu em Bragança e teve agora o arranque com a assinatura dos protocolos entre Instituto de Conservação da Natureza e Floresta, o Turismo de Portugal, o Centro de Investigação de Montanha do IPB e o Laboratório colaborativo Montanhas de Investigação.

Escrito por Brigantia
Foto: IPB
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário