Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Sanidade animal vai ser apoiada a 100% no concelho de Macedo de Cavaleiros

Os custos com a sanidade animal obrigatória de bovinos, ovinos e caprinos dos produtores do concelho de Macedo de Cavaleiros vão passar a ser suportados a 100% pela câmara municipal.
A garantia foi deixada pelo presidente, Benjamim Rodrigues, na reunião de assembleia municipal de sexta-feira:

“Iremos recompensar os agricultores pelo menos com os custos da sanidade animal.

As pessoas têm o direito de passar pelo Gabinete de Empreendedorismo e Desenvolvimento Rural (EDRU) e solicitar a compensação por esses gastos que têm com os animais.”

Neste momento já existe uma comparticipação, mas cobre apenas 50% desses custos. A participação na totalidade ainda não tem data certa para entrar em vigor, mas, segundo o autarca, será instituída “logo que possam fazê-lo legalmente”.

A medida já tinha sido sugerida pelo deputado Manuel Mico, da bancada do PS, e por Nuno Morais, da do PSD.

Ainda na reunião de sexta-feira, o deputado socialista Henrique Palma também se pronunciou sobre a sanidade animal, defendendo que as comparticipações deveriam ser asseguradas pela CIM Terras de Trás-os-Montes, abrangendo o território:

“Penso que este apoio poderia e deveria ser, no futuro, dado pela CIM-TTM.

Este é um problema de grande parte dos concelho do distrito pois todos têm efetivos pecuários, embora uns mais que outros.

Esta seria uma forma daquele organismo apoiar e fomentar as produções das nossas raças autóctones.

Este deveria ser um dos principais objetivos da CIM, quer no setor animal como no vegetal/florestal, como é o caso da vespa da galha do castanheiro, porque estes problemas sanitários são transversais a todos os concelhos do distrito.”

No concelho de Macedo existem 421 explorações de bovinos e pequenos ruminantes, com um total de 20798 animais, o que representa uma despesa global com a sanidade obrigatória de 44 323€.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário