Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Câmara de Bragança abre concurso para tratamento de água do município nos próximos 5 anos

A câmara de Bragança abriu concurso, até Março 2021, para o serviço de tratamento de água do município.
O assunto foi objecto de decisão, na sexta-feira, na Assembleia Municipal Extraordinária. A autarquia, responsável pela gestão em baixa, diz não ter recursos humanos para tratar água e manter os níveis de qualidade e de eficiência. O presidente da câmara, Hernâni Dias, entende que com a atribuição deste serviço a uma empresa privada é possível controlar as perdas de água, que rondam a ordem dos 30%.

“O problema é a água que não entra para o processo de facturação e é aí que nós queremos intervir, por forma a que a água sai dos contadores das ETA’s, por exemplo, possa ser a mesma que é contabilizada ao consumidor final”, disse.  

O município de Bragança está ainda a passar a distribuição de água em alta para a Comunidade Intermunicipal, que por sua vez, a vai concessionar à empresa Resíduos do Nordeste. Quanto ao tratamento da água ficará então a cargo da empresa que ganhar o concurso, entre 2021 e 2026. Fátima Bento, deputada municipal da CDU, defendeu, na assembleia, que desta forma o serviço será privatizado e não entende a posição do município.

“É mais uma etapa para a privatização da água em baixa, de forma dissimulada. É difícil compreender a incapacidade que a câmara municipal assume relativamente à inexistência de recursos humanos e técnicos capazes de realizar a gestão dos recursos hídricos do concelho. Tendo em conta o processo em curso da entrega da gestão da água à Resíduos do Nordeste, não deixa de ser mais uma vez a autarquia a fazer um investimento para mais tarde a empresa usufruir dos ganhos sem custos”, afirmou.

Relativamente às declarações de Fátima Bento, Hernâni Dias afirma que não fazem sentido.

“O nosso objectivo é fazer exactamente o contrário, é fazer com que a câmara seja sempre a entidade gestora da água”, referiu o autarca.

A Assembleia Municipal Extraordinária aconteceu na passada sexta-feira e ficou marcada com o abandono dos deputados do Partido Socialista. O líder da bancada parlamentar do PS foi impedido de falar pelo presidente da mesa da Assembleia, que considerou que a intervenção não correspondia ao assunto “Consolidação de Contas do Exercício de 2019”, estabelecido na ordem de trabalhos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário