Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Ataque de lobo mata 24 ovelhas em Freixedelo

 Um rebanho foi atacado por lobos sábado em Freixedelo, no concelho de Bragança.
O ataque aconteceu nas primeiras horas da manhã e pelo menos 24 animais morreram. Isaura Rodrigues proprietária do rebanho conta que o lobo terá entrado no estábulo dos animais. “De madrugada, um vizinho veio aqui à porta dizer que tinha visto umas 20 ovelhas a passar. Quando o meu marido e o miúdo chegaram à curriça estavam algumas ovelhas entaladas”, ao tentar fugir “e o lobo estava já em baixo no lameiro, eles ainda o viram”, conta. Acreditam que “isto não é serviço só de um lobo”, mas só um foi visto e até filmado” este sábado.

A pastora estima que este ataque tenha causado um prejuízo de mais de 2000 euros. “Era tudo gado novinho e ovelhas a parir, é uma média de 100 e tal euros cada ovelha. Da última vez foram meia dúzia, mas agora foi muita coisa”, afirma e por isso espera ser ressarcida dos prejuízos.

O mesmo rebanho, com 300 animais, já tinha sido atacado a semana passada, ainda que com menos gravidade, e há relatos da presença de lobos em aldeias vizinhas.

Técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas estiveram já no local para averiguar a natureza do ataque e avaliar os prejuízos.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário