Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Exposição Santiago Belacqua - Arte sacra ... E o Seu reino não terá fim

 NO CONVENTO DE SÃO FILIPE NERY, ATÉ AO DIA 28 DE SETEMBRO EM FREIXO DE ESPADA À CINTA.

Inaugurada no Convento de São Filipe Nery a exposição de arte sacra ... E o Seu reino não terá fim, do Artista Plástico Santiago Belacqua, composta por 20 quadros (18 óleo sobre tela, 1 acrílico e 1 em aço.

Para Maria do Céu Quintas, Presidente da Autarquia, a exposição de Santiago Belacqua “ traduz, na perfeição, o que pretendemos para este Convento: trazer arte que case bem com este espaço cultural, dinamizá-lo e integrá-lo no roteiro de oferta cultural”.

Apresentada Pintura em Seda

Para além da exposição, o evento foi marcado pela apresentação do projecto de pintura em Seda de Freixo de Espada à Cinta, uma ilustração de São Miguel de Arcanjo, Orago da Vila de Freixo de Espada à Cinta.

A este propósito, a Autarca referiu que “desde sempre tivemos o propósito de aliar a tradição à modernidade, porque esse é o único caminho para que a nossa seda seja uma arte que se mostre para o mundo”.

Esta iniciativa, e outras que se seguirão, acompanham o propósito da “criação da uma marca, já registada, e da estratégia de divulgação que permite, por exemplo, a partir de um site exclusivo: yoursilk.pt, de fazer compras on-line e acompanhar todos os acessórios concebidos pelas nossas artesãs”.

Para o Artista Plástico, primeiro pintor a ser convidado a expor no Vaticano, na Chancelaria Papal, sente que foi “descoberto por Freixo de Espada à Cinta - Terras de seda e de descobridores, com quem tenho colaborado no âmbito do FFIL, que me convidou a expor uma colecção de Arte Sacra, na vila que Guerra Junqueiro considerou o melhor lugar do mundo para viver”. Nesta relacção, adianta, “o Município sentiu a minha curiosidade de sentir esta terra, a necessidade de sentir a seda, a matéria-prima que ainda hoje traz brilho a fadas e princesas.

Hoje, depois de 500 anos de culto e cultivo da seda, cá estou eu, a cruzá-la com as minhas cores, num desafio inesperado…mas apaixonante”, concluiu.

Santiago Belacqua, radicado em Braga, tem desenvolvido um extenso e reconhecido trabalho de pintura em Arte Sacra " para o Séc XXI", como já foi apelidada.

A exposição estará patente, no Convento de São Filipe Nery, até ao dia 28 de Setembro.


Sem comentários:

Enviar um comentário