Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

TÚMULOS DE VIVOS - OU QUEM ACODE AOS IDOSOS DA CLASSE MÉDIA?

Por: Humberto Pinho da Silva 
(colaborador do "Memórias...e outras coisas...")

A pandemia, que veio da China, abalou o mundo, espalhando: terror e medo, nos povos.
Serviu, porém, para alertar a sociedade, para a situação alarmante de idosos, que vivem, em: lares, asilos e casas de repouso.
Desde longa data venho avisando as condições dramáticas, em que vivem muitos dos nossos maiores, nessas casas sombria, chamadas de: lares.
Grande parte deles, não passam de “ armazéns”, onde os velhos (que só dão trabalho e despesas “,) são depositados, esperando, pacientemente, a chegada da Morte: longe de amigos e da sociedade; e muitos, longe, também, da terra onde nasceram…
A coletividade, em regra, preocupa-se com os jovens; dizem: (e com razão,) serem o futuro…
Quando era moço, também, afirmavam: “que éramos o futuro…” Somos sempre o futuro…. Mas, nunca o presente…
Constrói-se, adapta-se: antigos quartéis, seminários, e até conventos, para acolher estudantes – e bem, – e até quartos de hotéis (em Portugal). E os idosos? o que se faz por eles ?
É inconcebível, que os lares se transformem – neste tempo de pandemia, – em “câmaras de morte “ ou de doença, para as “ nossas queridas “ avozinhas.
Compreendo, que os pais e netos, precisem de ganhar a vida… e, por vezes, os “velhotes “, são também, estorvos para diversões… O asilo é a solução…
O que é o lar? Uma enfermaria? Sim: deveria ser; mas não é. É edifício onde os idosos dormem, em quartos coletivos, sem privacidade. Passam os dias de mantinha sobre os joelhos, a ver (a dormir?) TV; e noites, a meditar na triste sina da longa vida; ou a dormir, à força de medicamentos…
Claro que há residências, que a troco de boas mensalidades e jóia elevada, ficam, os utentes, bem instalados; mas, pode o simples trabalhador, entrar nesses “paraísos”?
Fala-se em subir o salário mínimo (em Portugal) – é uma necessidade, – pois mal dá para viver. Mas, os aposentados?
A classe média (os reformados) ainda antigamente, conseguiam hospedar-se em modestos lares; mas tão esmagada está, que não faltará muito, chegarem todos ao salário mínimo…Esperemos que os responsáveis pela mass-media e a classe politica, abordem o aflitivo e vergonhoso problema, desses “ armazéns”, clandestinos ou não… que existem em muitos países.
Deus proteja os idosos (os “cruelmente descartáveis”, como chama – e bem, - o Papa Francisco, na encíclica “ Frateli Tutti”) para que os governantes, deste mundo, não legalizem a eutanásia, ou simplesmente os leve, para a montanha, para morrerem, como narra a revelha lenda ou história moralista…

Humberto Pinho da Silva
nasceu em Vila Nova de Gaia, Portugal, a 13 de Novembro de 1944. Frequentou o liceu Alexandre Herculano e o ICP (actual, Instituto Superior de Contabilidade e Administração). Em 1964 publicou, no semanário diocesano de Bragança, o primeiro conto, apadrinhado pelo Prof. Doutor Videira Pires. Tem colaboração espalhada pela imprensa portuguesa, brasileira, alemã, argentina, canadiana e USA. Foi redactor do jornal: “NG”. e é o coordenador do Blogue luso-brasileiro "PAZ".

Sem comentários:

Enviar um comentário