Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 13 de julho de 2021

Conferências, tertúlias e apresentação de livros nos “Encontros da Raia”, em Miranda do Douro

 O projecto procura responder ao desafio de se estabelecerem relações mais intensas e dinâmicas no contexto raiano que liga Miranda do Douro às comarcas de Salamanca, Zamora e Valladolid.


Miranda do Douro realiza no próximo dia 17 de Julho, no Mini-auditório do Pavilhão Multiusos, os “Encontros da Raia”, uma iniciativa que pretende “uma reflexão analítica sobre patrimónios raianos que partilham entre si um fundo cultural, histórico e antropológico comum. Uma abordagem prospetiva apoiada nas investigações e estudos universitários e que analisa a raia como área de intersecção (etno)cultural”.

O projecto procura responder ao desafio de se estabelecerem relações mais intensas e dinâmicas no contexto raiano que liga Miranda do Douro às comarcas de Salamanca, Zamora e Valladolid.

PROGRAMA consta de palestras, apresentação de livros e tertúlias, fazendo parte dos diversos painéis investigadores de um e de outro lado da raia.

Paula Godinho, com a palestra “Identificações locais, culturas de orla e construção de nações na fronteira” ; Juan Francisco Blanco, com “Experiencias raianas”; Pedro Javier Cruz Sánchez, com a intervenção sobre “Personalidad de los paisajes sagrados rayanos. Visiones desde el otro lado de la frontera”; Carlos García Medina, com “Arte pastoril en el noroeste salmantino”; Susana Moreno Fernández, com “Sostenibilidad, dinámicas e impactos de las celebraciones musicales. El caso del Festival Intercéltico de Sendim” ou Enrique Cámara de Landa, com “Pensamiento generador de forma musical en el repertorio de flauta y tamboril de Trás-os-Montes y Zamora” são os conferencistas e o temas abordados nestes encontros onde se pretende discutir “planos de interacção possíveis entre estas regiões fronteiriças, com incidências económicas, turísticas e culturais”.

Da apresentação de livros há a salientar a obra de Inés Velázquez Puerto, “La tradicion teatral en Sierra de Francia.Las loas; o livros de Antero Neto, “Bruçó – Da Pré-História ao 25 de Abril” e trabalho de Luis Falcon, “Andanzas y viajes por Portugal”.

Artur Nunes e Armindo Jacinto animarão uma tertúlia subordinada ao tema “Experiências de gestão e administração em contextos raianos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário