Promover e ajudar a escoar a produção local são objectivos da iniciativa, que teve lugar no mercado municipal.
Não faltaram os produtos regionais como fumeiro, doces tradicionais, como bola doce mirandesa, queijos, mel, frutos secos, entre outros. Artigos apreciados por locais e visitantes.
“A minha irmã disse que havia esta feirinha e quisemos vir. Já conheço os produtos daqui, gosto muito dos queijos, enchidos. Estamos a ver, mas vou levar o butelo às cascas, tudo o que é daqui, porque a gente gosta muito, os queijos, alheiras”, conta uma das visitantes da feira de Viana do Castelo.
“Sou de Alcanices, mas estou em Saragoça e quando venho de férias passamos sempre por Miranda. Tem muitos bons produtos”, refere outro turista.
Apesar de haver menos pessoas a passar pelo mercado, que em outras alturas, os expositores consideram importante participar nesta feira.
“Sou de Malhadas, trago fumeiro para vender o produto regional que temos, todos os anos que fazem participamos sempre no mercado, para divulgar o produto para quem não conhece. Agora há pouca gente, por causa da pandemia, mas normalmente trabalha-se muito bem”, afirmou uma das expositoras.
O mercado Rural é promovido pela Câmara Municipal de Miranda do Douro e a Associação de Produtores Gastronómicos das Terras de Miranda - Sabores de Miranda. A autarca Helena Barril entendeu que havia condições para manter a iniciativa para dar oportunidade aos produtores de vender os seus artigos.
“Queremos também tentar contrariar, de alguma forma, este espírito que vivemos em função da pandemia. Foram asseguradas todas as condições impostas pela saúde pública. Claro que não temos o número de pessoas a vender para fazer um mercado com grande dimensão, mas se calhar também não é isso que interessava numa altura destas. Mas estamos a tentar contrariar o espírito que se vive, numa tentativa também de que quem tem para vender tenha este espaço e tentar aproveitar os feriados em Espanha para termos esse eco positivo no mercado”, sublinha a presidente da câmara.
O município prevê dinamizar iniciativas de promoção dos produtos locais e do comércio de forma mais frequente no próximo ano.
Noutro sentido, foram canceladas algumas actividades previstas para a quadra natalícia.
Sem comentários:
Enviar um comentário