Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Bragança distingue D. José Cordeiro e mais seis personalidades e entidades no dia dos 558 anos da cidade

 O Município de Bragança atribuiu ontem sete distinções no dia da Cidade.

Foto: CMB

D. José Cordeiro, actual Arcebispo de Braga e anterior bispo da diocese de Bragança Miranda foi um dos homenageados ao receber o Brasão de Ouro do município, que considerou um gesto profundamente simbólico.

“Sinto este como um reconhecimento colectivo. Ninguém é pessoa sozinha e também ninguém é bispo sozinho. Somos uns com os outros e só juntos é que podemos construir o melhor bem comum. Estou profundamente grato ao Município de Bragança e também pela cooperação recíproca que vivenciámos ao longo destes anos, e só podemos deixar as marcas do bem”, sublinhou.

Segundo o presidente da câmara de Bragança, Hernâni Dias, esta foi apenas a quarta vez que esta distinção foi atribuída.

“Acho que D. José merece esta homenagem em nome de todos os brigantinos, a uma personalidade que teve uma passagem notável pelo nosso concelho e diocese. E é de todo justo que reconheçamos esse bom trabalho quer a favor da própria comunidade da diocese, mas também de Bragança, como cidade, concelho e região. Tem Bragança no coração e isso é o que importa. Que continue ligado à sua e à nossa terra e que continue e a projetá-la por esse mundo fora”, afirmou.

Foram ainda distinguidas entidades e voluntários ligados ao combate à pandemia. Os profissionais de saúde, a Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa, a Cáritas Diocesana de Bragança e os voluntários da confecção das máscaras comunitárias receberam a Medalha Municipal de Valor e Altruísmo.

“Estas pessoas tiveram um trabalho notável, ao darem aquilo que de melhor têm, que é a sua disponibilidade, para ajudarem os outros. Além dos profissionais de saúde, todas as pessoas que foram homenageadas foram voluntários para ajudar nesta missão e este reconhecimento deve ser feito, não que o tivessem pedido, não que o tivessem feito com essa intenção, mas quando reconhecemos a disponibilidade e a ajuda que nos concedem estamos também a ser justos para com eles e eventualmente até a estimular essas ou outras pessoas para que numa situação futura possam continuar a dar o seu contributo”, referiu.

Na Comemoração dos 558 anos de Bragança como cidade receberam a Medalha Municipal de Mérito Luís Afonso, médico veterinário, empresário José Fernandes, pelos 43 anos de serviço prestados em diversos organismos e instituições militares e civis, em particular enquanto Comandante dos Bombeiros Voluntários de Bragança nos últimos 18 anos.

A cerimónia comemorativa, que decorreu no Teatro Municipal de Bragança na tarde de ontem, teve início com a ópera Mátria que um espectáculo escrito e pensado a partir da obra do ilustre transmontano Miguel Torga, que retrata a vida de um rapaz que vive fascinado com as histórias de encantar, numa pequena aldeia transmontana. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário