Os comerciantes locais não quiseram perder a retoma, até porque garantem que já fazia falta voltar ao normal, vender e contactar com os clientes. "É a única maneira de termos contacto com uma clientela mais vasta, com pessoas que vêm de Espanha e do resto do país. Apesar de a câmara ter implementado a plataforma online, que permitiu vender durante estes tempos de confinamento, o contacto pessoal é importantíssimo", disse Luís Carvalho, produtor de fumeiro mirandês. "Há coisas que o dinheiro não paga, como o cliente, que conhecemos há 15 ou 20 anos, ver-nos e dizer 'olhe... graças a Deus, ainda nos vemos outra vez", referiu Alexandra Luís, produtora de mel. "Tem havido bastante adesão e nota-se (visitantes) que querem comprar. O negócio tem corrido muito bem, mas os espanhóis estão a comprar mais que os portugueses", esclareceu Alberto Pardal, um dos responsáveis por uma empresa de queijos de Mogadouro.
Esta é a primeira feira que ali se volta a realizar presencialmente. A presidente da câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, assume a mesma posição que os comerciantes, de que era importante retomar a normalidade, e explica que a pandemia ajudou a trazer visitantes à terra. "Mais do que tudo, estávamos muito carecidos da concretização de alguns eventos e as pessoas, que finalmente despertaram para o interior. estavam muito carecidas de sair de casa. Miranda tem condições únicas que oferece a quem nos visita. Com a concretização deste evento estamos a ter resposta de um leque alargado de turistas, sejam espanhóis, sejam portugueses. Isto é muito gratificante. Para quem está por de trás da organização deste evento é maravilhoso. Vale a pena continuarmos".
A bola doce é dos produtos mais característicos daquela região e está fortemente relacionada com a Páscoa. Ainda assim, dada a procura, que tem crescido nos últimos tempos, hoje em dia vende-se ao longo de todo o ano.
A primeira edição da Festa da Bola Doce e dos Produtos da Terra aconteceu em 2016. Nos últimos dois anos o certame não se concretizou mas retomou agora. Decorreu entre quarta-feira e sábado, no Largo do Castelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário