Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 18 de abril de 2022

Páscoa voltou a ser de grandes vendas para os criadores de cabritos e cordeiros da região

 Depois de dois anos complicados, os criadores de cabritos e cordeiros da região voltam a respirar de alívio. Este ano, a Páscoa não podia ter corrido melhor, a nível de vendas


Andrea Cortinhas, secretária técnica da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Mirandesa, admite que, depois de 2020 e 2021 terem sido desastrosos, agora há mais procura do que oferta. "As vendas passaram por uma fase muito boa, muito optimista. Esgotou-se o stock. Na época do Natal já se notou esta subida de interesse pela carne de pequenos ruminantes, também foi uma época muito boa. Neste momento voltamos a verificar o mesmo, tivemos que dizer não aos nossos clientes. Desde o Natal que o mercado de ovinos e caprinos teve aqui uma mudança radical, tanto a nível de preço como de produto comercializado. Neste momento, com os preços praticados, o mercado tem que ter um poder económico bastante sólido para conseguir comprar o produto".

Para os criadores de cabras serranas, os últimos dois anos não foram assim tão complicados, mas só conseguiram vender por causa dos clientes fidelizados, que já conheciam o produto. António Neves, responsável da Leicras - Cooperativa de Produtores de Leite de Cabra Serrana, admite que era preciso incentivar os criadores porque a procura também tem ultrapassado a oferta. "Estamos a vender o cabrito através da plataforma digital onde também vendemos o queijo. Como vem sendo hábito, não temos cabritos, nesta altura, para as encomendas que temos. Aqueles que efectivamente gostam compram mais atempadamente e nós estamos a conseguir satisfazer os pedidos. Não estamos a conseguir satisfazer apenas nas grandes superfícies. Temos uma, com a qual trabalhamos e a que lhe entregamos 150 carcaças, mas não chega. Queriam o dobro. Era preciso que a produção fosse disciplinada para termos mais animais nesta altura do ano, mas é difícil".

José Rodrigues, secretário técnico da Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Raça Churra Galega Bragançana, confirma que os últimos tempos não foram fáceis mas que os cordeiros voltaram agora a ser procurados. Ainda assim, há problemas que persistem. "Os cordeiros têm andando procurados, mas o preço ainda é relativamente baixo para os custos de produção. Depois também há a questão da comercialização, nem sempre os vendem quando precisam, têm que esperar que cheguem os clientes. Ainda assim, o ano não está a ser mau. Já no Natal houve uma grande procura e agora também, quer para Espanha, Porto, Lisboa, aqui nem tanto".

Nos últimos dois anos, alguns criadores da região pouco venderam e houve outros que tiveram que levar o produto para a internet, de forma a comercializar o que tinham, mas as vendas voltam agora a estar em alta.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário