O Queijo de Cabra Transmontano produzido pela Leicras - Cooperativa de Produtores de Leite de Cabra Serrana obteve a distinção “Melhor dos Melhores” no 12º Concurso de Queijos Curados Tradicionais Portugueses.
Esta não é a primeira vez que este queijo produzido no concelho de Mirandela é premiado pelo Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, em conjunto com a Qualifica/oriGIn Portugal, mas na edição deste ano foram dois os prémios para o Queijo de Cabra Transmontano, já que obteve ainda a medalha de ouro. António Neves, presidente da Leicras, sublinha que também o queijo de Cabra Transmontano Velho, com uma cura mais prolongada, recebeu uma medalha de prata.
“Foram três distinções para o queijo de cabra transmontana. Este é um queijo que provém da raça autóctone da cabra serrana, os cooperantes da cooperativa são produtores que têm animais da raça serrana e inscritos no livro genealógico, provém de uma raça específica e é um queijo com denominação de origem protegida”, afirmou.
Segundo o presidente da Leicras, o prémio torna o produto mais reconhecido.
O ano passado a cooperativa, sediada em Mirandela, recolheu mais de 250 mil litros de cerca de 50 explorações pecuárias que deram origem a mais de 20 mil quilos de queijos.
Sem comentários:
Enviar um comentário