Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Templários renascem no Nordeste e criam Comenda Mogadouro - Penas Roias

 A Comenda da Associação Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém (OPCTJ) Mogadouro-Penas Roias deu posse no passado sábado, na Igreja de Santa Maria, em Bragança, a novos postulantes, propostos para seguirem esta linha dos Templários.


A comenda constituída a 19 de fevereiro de 2022 tem já 25 cavaleiros, damas e escudeiros oriundos de vários concelhos do distrito, nomeadamente de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Torre de Moncorvo e Vinhais. “O nosso objetivo é tentar expandir o mais possível para que a influência do que nós podemos fazer se sinta em todo o distrito. Já temos gente de vários concelhos, mas é preciso consolidar muito bem o que está feito e criar outras comendas”, explicou Sampaio da Veiga, o comendador da comenda Mogadouro-Penas Roias, à margem do primeiro capítulo que teve lugar em Bragança. “É emblemático fazê-lo nesta igreja de Santa Maria junto ao castelo, que é real e não templário ou hospitalário”, acrescentou.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário