Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Miranda do Douro: Música tradicional discutida em congresso

 Nos dias 14 e 15 de outubro, Miranda do Douro vai acolher o Congresso Internacional Termus – Territórios Musicais, um evento que assinala o encerramento de um projeto transfronteiriço, de recolha e preservação da música tradicional do planalto mirandês e da província espanhola de Zamora.


De acordo com a diretora do Museu da Terra de Miranda, Celina Pinto, o congresso ibérico que vai decorrer no auditório municipal de Miranda de Douro é uma oportunidade para promover o debate, a reflexão e a promoção da música tradicional da raia hispano-portuguesa, ao mesmo tempo que permite expor os resultados do trabalho da investigação.

“O projeto Internacional Termus- Territórios Musicais decorreu ao longo de três anos. A primeira fase do projeto consistiu na investigação e a recolha de informações no terreno. Seguiu-se a publicação dos cancioneiros, a aquisição de instrumentos musicais e de equipamentos multimédia, os workshops de dança, o festival e concluímos agora o projeto com o congresso”, explicou.

Segundo um comunicado, o projeto Termus – Territórios Musicais teve por objetivo a recuperação, conservação e valorização da música tradicional e popular do planalto mirandês e da província de Zamora (Espanha), através da recolha de testemunhos orais, que atestam a memória e a diversidade musical deste território.

Anteriormente, nos dias 7 e 8 de outubro, o Museu de Etnologia de Castela e Leão, em Zamora, recebeu este Congresso Internacional.

Na perspetiva de Celina Pinto, a cooperação transfronteiriça entre o Museu da Terra de Miranda e o Museu de Etnologia de Castela e Leão (Zamora) foi um sucesso, o que leva as duas entidades a planear uma nova candidatura conjunta a fundos europeus.

Termus – Territórios Musicais é um projeto de cooperação transfronteiriça, financiado pelo INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP) e desenvolvido em parceria, pelo Museu da Terra de Miranda e pelo Museu de Etnologia de Castela e Leão (Zamora).

Segundo a diretora do Museu da Terra de Miranda, o Congresso Internacional TERMUS- Territórios Musicais agendado para os dias 14 e 15 de outubro, dirige-se a todas as pessoas interessadas pela música tradicional.

“Os oradores portugueses e espanhóis são personalidades com experiência e conhecimento na área da música tradicional desta região. Por isso, ao longo do congresso pretendemos desenvolver reflexões, análises, debates e críticas sobre a música tradicional da raia”, concretizou.

Na tarde de sábado, dia 15 de outubro, o programa do congresso prevê a realização de workshops de construção de instrumentos e workshops de dança, com o propósito de promover e divulgar a música tradicional.

PROGRAMA (dias 14 e 15 outubro)

CONGRESSO INTERNACIONAL TERMUS- Territórios Musicais - A tradição musical em contexto raiano

14 outubro
Manhã (Auditório municipal)
9h30 Receção dos convidados Miniauditório Municipal
10h00 – Abertura Dr. Miguel Areosa Rodrigues (DRCN)
Celina Pinto (Museu da Terra de Miranda) e José Luís Calvo (Museu Etnográfico de Castilha e León) – Apresentação do catálogo TERMUS – Territórios Musicais
10h30 – Mário Correia – Nós e Vós daqui e dali
11h00 – Pablo Carpinteiro – “As gaitas mais antigas do noroeste. Um modelo de datação pelos desgastes e a sua comprobação com probas do carbono 14.”
11h30 – Javier Montes e Ángel Paez – Los instrumentos tradicionales de La Raya: construcción y catalogación.
12 h30 – Debate
13h00 – Almoço
Tarde – Praça D. João III
14h30 – Lérias Associação Cultural
Gaiteiros da Lérias
Workshop de dança

15 outubro
Manhã (Auditório municipal)
9h30 Inicio de trabalhos
10h00 -Alberto Jambrina Leal – “Kurt Schindler, García Matos, Ernesto Veiga de Oliveira y las Alvoradas de Trás Os Montes, Sanabria, Carballeda, Aliste.”
10h30- Ricardo Santos – Territórios Musicais – Instrumentos e práticas nos ritmos da mudança
11h00 – Napoleão Ribeiro – “Os Zés Pereiras: uma cultura musical entre Portugal e a Galiza”.
11h45 – Lenice Leite – “A gaita de foles: legado hispano-português difundido pela prática dos Zés Pereiras em Portugal”
12h30 – Debate
13h00 – Almoço
Tarde (Praça D. João III)
Workshop de construção de instrumentos
Célio Pires – Construção de gaitas de foles
Henrique Fernandes – Construção de palhetas
Dança das fitas Workshops de dança
Pauliteiras Workshops de dança

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário