Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Projectos do Nerba ajudam empresas da região na internacionalização e a certificar-se

 Export PT e o Inova PME são dois projectos do Nerba, Associação Empresarial do Distrito de Bragança


14 empresas locais quiseram dar a conhecer os seus produtos nos mercados lá fora. Para isso, aderiram ao projecto Export PT, do Nerba, que promove a internacionalização nos mercados da Bélgica, França e Reino Unido. A Casa do Mel, um negócio com mais de 30 anos, foi um dos participantes. Manuel Gonçalves explicou que o mel de Montesinho já é vendido nestes países, mas através do projecto acredita que é possível atrair mais clientes. "Já estamos nesses mercados. Temos que nos mostrar a novos clientes dentro desses mercados e com isso atingir os objectivos a que nos propusemos: alargar o leque de clientes e mostrar o produto, ainda que os custos deste tipo de projectos sejam bastante caros para empresas como a nossa".

Levar os produtos a feiras fora do país é o princípio para a internacionalização dos produtos e conquista de mercados. Um trabalho longo, mas que as empresas acreditam que vai trazer vantagens, como é o caso de Jorge Moreira, da Sortegel. "No imediato não existiu um aumento significativo das vendas devido ao projecto. Mas o que é importante, como referi, é a promoção do produto e a conquista do mercado e do nome a médio/longo prazo, o que não é fácil".

De acordo com a coordenadora do projecto, Luísa Pires, este projecto serviu ainda para que as empresas percebessem o que devem mudar. "Numa das feiras, em Paris, tínhamos três produtos, mas os clientes deslocavam-se logo para a garrafa mais elaborada. Isto leva-os a perceber que é preciso fazer mudanças".

O Nerba criou ainda um projecto com o objectivo de ajudar na certificação de pequenas empresas. 21 aderiram ao Inova PME, uma delas foi a Megatic. Se antes tinha apenas dois colaboradores, agora são seis e graças à certificação, explica o proprietário Pedro Parreiras. "Ajudou-nos a crescer, a não desperdiçar tanto tempo e a encontrar ovas oportunidades de negócio. Temos tido um volume de trabalho que tem vindo a crescer".

Além de ajudar na certificação, também tem a componente do marketing digital, explica Ana Paula Lousada, coordenadora do projecto. "Muitas das empresas fizeram refresh dos seus logotipos, construíram e reformularam páginas de internet, criaram lojas online, trabalharam planos de comunicação online..".

O Export PME decorreu no âmbito do Programa Portugal 2020 e o Inova PME no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. O resultados foram apresentados ontem, no Nerba.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário