Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Quem for bombeiro em Macedo de Cavaleiros vai passar a ter benefícios da autarquia

 Os bombeiros de Macedo de Cavaleiros vão passar a receber benefícios sociais por parte do município.


O regulamento está a ser criado e vai contemplar diferentes apoios, explica Paulo Rogão vereador do município de Macedo de Cavaleiros:

“Um acesso gratuito às infraestruturas municipais da câmara e aos eventos municipais que a câmara venha a promover no centro cultural, por exemplo.

Contempla ainda um apoio de 10% na mensalidade que o bombeiro e agregado familiar tem de pagar por algum filho que tenha a estudar no pré-escolar. A câmara vai também reembolsar em 10% do IMI que o bombeiros, proprietário de um imóvel, tenha de pagar, e, por fim, reembolsará em 10% o bombeiro que pague uma renda de habitação permanente.

As medidas surgem na perspetiva de cativar voluntariado para a associação dos bombeiros.”

O vereador estima que o impacto seja de 10 a 15 mil euros anuais.

É dirigido a todos os bombeiros que estejam no ativo:

“O regulamento diz lá quais são os requisitos para beneficiar, sendo que têm de estar no comando, fazer parte da associação e estar reconhecido pela associação nacional.

Os apoios são destinados a bombeiros no ativo, quem estiver na reserva já não beneficia.”

Para o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Macedo, João Trovisco, esta é uma mais-valia para aqueles profissionais e espera que incentive mais jovens a se juntarem à corporação, que conta atualmente com cerca de 80 operacionais:

“É uma grande ajuda e um sinal dado pela autarquia à nossa casa, o que evidentemente é sempre bem-vindo.

Este projeto de regulamento já vem sendo discutido há algum tempos, são boas iniciativas e esperamos que haja mais.

Uma corporação só é forte se houver homens e mulheres, por isso, todos os esforços que possam ser feitos para atrair a nossa juventude para a nossa casa são de louvar e bem-vindos.”

O regulamento está desde ontem em consulta pública e vai estar durante 30 dias. Pode ser consultado no site do município.

A versão final terá de ser aprovada em reunião de câmara e depois em Assembleia Municipal. A ideia é que possa entrar em vigor já no início do próximo ano.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário