Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

𝗢 𝗠𝘂𝘀𝗲𝘂 𝗱𝗼 𝗔𝗯𝗮𝗱𝗲 𝗱𝗲 𝗕𝗮𝗰̧𝗮𝗹 𝗰𝗲𝗹𝗲𝗯𝗿𝗮 𝗵𝗼𝗷𝗲, 𝗱𝗶𝗮 𝟭𝟯 𝗱𝗲 𝗻𝗼𝘃𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼, 𝟭𝟬𝟴 𝗮𝗻𝗼𝘀.

 Criado por decreto de 13 de novembro de 1915, com a designação de 𝗠𝘂𝘀𝗲𝘂 𝗥𝗲𝗴𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗢𝗯𝗿𝗮𝘀 𝗱𝗲 𝗔𝗿𝘁𝗲, 𝗣𝗲𝗰̧𝗮𝘀 𝗔𝗿𝗾𝘂𝗲𝗼𝗹𝗼́𝗴𝗶𝗰𝗮𝘀 𝗲 𝗡𝘂𝗺𝗶𝘀𝗺𝗮́𝘁𝗶𝗰𝗮 𝗱𝗲 𝗕𝗿𝗮𝗴𝗮𝗻𝗰̧𝗮, aproveitando a aquisição pelo Estado, em 1914, de uma parte significativa do recheio do Paço Episcopal de Bragança, onde foi instalado, e o núcleo arqueológico do Museu Municipal fundado pelo Coronel Albino Lopo, em 1896. 

“O Abade com grupo de amigos e visitantes nas obras do museu nos finais da década de 30”

Em 1935, passa a denominar-se Museu do Abade de Baçal, em homenagem a um dos seus fundadores e também diretor entre 1925 e 1935, de quem se assinalam, também hoje, 76 anos da data do seu falecimento (13 de novembro de 1947).

O MAB, que a partir do dia 1 de janeiro de 2024 integrará a 𝗠𝘂𝘀𝗲𝘂 𝗲 𝗠𝗼𝗻𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹, 𝗘. 𝗣. 𝗘. esteve sempre, desde a sua criação, sob a tutela de organismos da 𝗔𝗱𝗺𝗶𝗻𝗶𝘀𝘁𝗿𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗖𝗲𝗻𝘁𝗿𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗘𝘀𝘁𝗮𝗱𝗼:

• Em 1965, com a publicação do 𝗥𝗲𝗴𝘂𝗹𝗮𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼 𝗚𝗲𝗿𝗮𝗹 𝗱𝗼𝘀 𝗠𝘂𝘀𝗲𝘂𝘀 𝗱𝗲 𝗔𝗿𝘁𝗲, 𝗛𝗶𝘀𝘁𝗼́𝗿𝗶𝗮 𝗲 𝗔𝗿𝗾𝘂𝗲𝗼𝗹𝗼𝗴𝗶𝗮, através do Decreto-Lei nº 286/1965, o MAB integra uma lista de vinte Museus dependentes do Ministério da Educação Nacional, cuja atividade é regida por aquele regulamento;

• O Decreto-Lei nº1/78 vem transferir para a então recém-criada Secretaria de Estado da Cultura as atribuições que se encontravam entregues ao Ministério da Educação e da Investigação Científica, vendo-se então o MAB integrado, primeiro na 𝗗𝗶𝗿𝗲𝗰̧𝗮̃𝗼-𝗚𝗲𝗿𝗮𝗹 𝗱𝗼 𝗣𝗮𝘁𝗿𝗶𝗺𝗼́𝗻𝗶𝗼 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹 e a partir de 1980, no 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗶𝘁𝘂𝘁𝗼 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲̂𝘀 𝗱𝗼 𝗣𝗮𝘁𝗿𝗶𝗺𝗼́𝗻𝗶𝗼 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮𝗹 (IPPC) (Decreto Regulamentar nº34/80);

• Em 1991 é criado o 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗶𝘁𝘂𝘁𝗼 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲̂𝘀 𝗱𝗲 𝗠𝘂𝘀𝗲𝘂𝘀 (𝗜𝗣𝗠), que herda do IPPC a gestão dos museus do Estado, e nessa medida, também o MAB. Este organismo mantém-se até 2007, quando é criado o 𝗜𝗻𝘀𝘁𝗶𝘁𝘂𝘁𝗼 𝗱𝗼𝘀 𝗠𝘂𝘀𝗲𝘂 𝗲 𝗱𝗮 𝗖𝗼𝗻𝘀𝗲𝗿𝘃𝗮𝗰̧𝗮̃𝗼 (𝗜𝗠𝗖).

• Em 2012 é extinto o IMC e o MAB passa a integrar a estrutura da 𝗗𝗶𝗿𝗲𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗥𝗲𝗴𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗲 𝗖𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮 𝗱𝗼 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 (𝗗𝗥𝗖𝗡).

• Extinta a Direção Regional de Cultura do Norte, prevista para o dia 31 de dezembro de 2023, o MAB passará a integrar, a partir do dia 1 de janeiro de 2024 a 𝗠𝘂𝘀𝗲𝘂 𝗲 𝗠𝗼𝗻𝘂𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹, 𝗘. 𝗣. 𝗘.

Longa vida ao Museu do Abade de Baçal.

Sem comentários:

Enviar um comentário