Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Exposição de presépios de cerâmica da macedense Sandra Trovisco para visitar na Junta de Freguesia de Macedo até 5 de dezembro

 Até 5 de dezembro, “Presépios e elementos da terra” podem ser contemplados no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Macedo de Cavaleiros.


São peças de cerâmica, da autoria da macedense Sandra Trovisco, que procurou inspiração em vários elementos da natureza, pretendo assim transmitir várias mensagens:

“São presépios feitos em grés.

Na sua elaboração tive em conta a terra mãe e os elementos que a constituem.

Procurei inspirar-me nas texturas dos elementos da terra, das árvores, do musgo, das pantorras (cogumelos), do mel, das folhas e colocá-los nos presépios.


As peças são abstratas mas têm uma mensagem de afeto, de amor, de cumplicidade e existe uma ligação harmoniosa entre elas.

São peças únicas, foram feitas por mim, desenhadas, modeladas e vidradas.

Todas elas têm um design minimalista e procuro através delas transmitir muitas mensagens, sendo que a principal é de amor, propícia desta altura do Natal.”

Uma exposição para a qual professora de artes visuais se dedicou durante seis meses:

“Já tinha algumas peças ligadas aos elementos da terra, uma castanheira, uma morangueira e algumas peças com ligação ao Trilho das Borboletas, aqui do Azibo.

A partir daí comecei a pensar nesta exposição e a fazer peças para ela. Já lá vão seis meses, sendo que tirei a última vidragem do meu forno cerâmico no dia da inauguração.

Foram praticamente seis meses de trabalho.”

Esta é mais uma exposição com a qual a Junta de Freguesia de Macedo pretende dar continuidade à promoção dos artistas locais.

Desta forma dão início ao tema “Natal” mas vai haver mais novidades, avança o presidente, Sérgio Borges:

“Desta vez conseguimos alterar um pouco o tema, pois até aqui só tivemos pintura, mas continuando a apostar sempre na linha dos artistas locais. Esta foi a vez da cerâmica.

Juntámos o útil ao agradável com os presépios, que fazem todo o sentido nesta altura.

Convido toda a gente a passar pela exposição pois tem peças únicas.

Vamos ter outros temas, como a escrita e a dança.

Até dia 5 temos esta exposição e depois vamos ter algumas novidades de Natal, como é já apanágio desta Junta de Freguesia.”

No dia 6 de dezembro, tem também lugar no Salão da Junta de Freguesia a última recolha de sangue deste ano, promovida em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário