Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Feira de Artes, Ofícios e Sabores de Vimioso com 100 expositores

 A Feira de Artes, Ofícios e Sabores regressa a Vimioso entre 08 e 10 de dezembro com 100 expositores, gastronomia, atividades ao ar livre e encontros cinegéticos, revelou hoje à Lusa o presidente da câmara.


“O que pretendemos fazer é que os nossos expositores que este ano são cerca de uma centena, na sua maior parte oriundos do nosso concelho, possam expor e vender os seus produtos que são de excelência de grande qualidade e contribuir para a economia do concelho”, disse Jorge Fidalgo.

O município integra nesta feira de sabores uma parceria com a Cooperativa Agropecuária Mirandesa, sedeada em Vimioso, “pela mais-valia que representa a carne mirandesa para toda a região do Planalto Mirandês e para o distrito de Bragança”.

“Teremos igualmente um festival dedicado à famosa posta à mirandesa, onde no recinto da feira estará um restaurante permanência para dar a conhecer esta carne de qualidade, proveniente de uma raça autóctone com fortes raízes neste território nordestino”, disse.

Um passeio todo-o-terreno ou em BTT, montarias ao javali ou uma saída de campo para a apanha de cogumelos, que envolvem algumas centenas de participantes, são algumas das atividades que darão a conhecer a paisagem deste concelho transmontano, integrado na Rede Natura 2000, inserido em plena Mesa Ibérica.

“Pretendemos proporcionar aos visitantes o maior número de atividades possíveis para os atrair para a descoberta das riquezas culturais, arquitetónicas e ambientais do concelho e que são muitas”, vincou o autarca social-democrata

A maioria dos expositores é oriunda de região transmontana onde o artesanato assume destaque, como os ancestrais “escrinhos” feitos de palha e cascas de silva oriundos da aldeia de Vilar Seco.

O artesanato em madeira, cobre, tecelagem, olaria, tanoaria, cutelaria ou couro, entre outros, são igualmente presença obrigatória.

Vindos da terra haverá vários produtos como a castanha (com um concurso de doçaria específico), feijão, frutos da época, queijos, mel, vinhos, azeite, fumeiro e outras iguarias.

Uma das particularidades da Feira de Artes, Ofícios e Sabores é que alguns artesãos locais vão trabalhar ao vivo, assumindo o certame nesta componente um papel educativo, mostrando artes e ofícios que, com o tempo, correm o risco de desaparecer.

O espaço de exposições vai ser animado por grupos locais de gaiteiros e também com a atuação dos Pauliteiros.

Nos grandes espetáculos musicais, o cabeça de cartaz será o popular Emanuel.

A Câmara de Vimioso investe cerca de 100 mil euros na organização do certame, e o autarca Jorge Fidalgo acredita que “o retorno será muito maior”.

FYP//LIL
Lusa /fim 

Sem comentários:

Enviar um comentário