Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Autarca de Freixo de Espada à Cinta reclama construção de barragem num concelho 80% agrícola

 O autarca de Freixo de Espada à Cinta voltou a reclamar a construção da Barragem das Ferrarias


Já o tinha feito precisamente há um ano e agora aproveitou a ia do secretário do Estado da Agricultura ao certame da vila, para voltar a reivindicar a albufeira.

A câmara municipal está já a trabalhar no projecto, até porque o já existente está bastante desactualizado.  Na altura falava-se em 600 hectares, à data de hoje estamos a falar de cerca de oito mil hectares. O regadio ia afectar praticamente todo o concelho, ficando uma parte de Ligares por regar”, adiantou Nuno Ferreira.

Num concelho onde 80% é agrícola, o autarca considera que a barragem será essencial para o desenvolvimento de várias culturas. Mas para a construção da albufeira, é preciso financiamento do Governo. “A barragem custaria entre 14 a 15 milhões de euros, tinha que ser financiada pelo próprio Governo. Teríamos também aqui um incremento de cinco ou seis milhões a mais, na parte dos produtos endógenos e também a empregabilidade que iria dar ao concelho durante cinco anos e que iria permitir estimular a economia local”, disse.

O secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues, adiantou que, estando integrada no Plano Nacional de Regadio, será encontrada forma de financiar a construção da barragem. “Tendo sido inserida no Plano Nacional de Regadio todos nós estamos a desenvolver esforços para que dentro da possibilidade consigamos prosseguir esse caminho”, referiu.

O presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta a reclamar a construção da Barragem da Ferrarias na Feira de Sabores e Tradições da vila.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário