Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Mirandela celebra o Dia Mundial da Oliveira a 26 e 27 de novembro

 As atividades que o Município propõe são articuladas com agentes do território, nomeadamente, APPITAD e IPB (CIMO) – Parceiros do Programa “Alma do Azeite” e também com a EPA – Carvalhais e EsACT-IPB – Ambas instituições de ensino relevantes no nosso concelho.


Em 2019, o Conselho Executivo da UNESCO, seguindo uma proposta da Líbia e da Tunísia, apresentou uma recomendação para que se assinalasse, todos os anos, o dia 26 de novembro, como Dia Mundial da Oliveira.

Os atributos mundialmente reconhecidos a esta árvore foram os fundamentos da proposta apresentada. A sua longa existência, no mínimo 6000 anos de história, a sua longevidade, pode atingir 3000 anos, a simbologia que lhe é atribuída ( paz, riqueza, fertilidade, força, harmonia,…), o reconhecimento que lhe é feito pela literatura sagrada (Torah, Bíblia e Alcorão), as diversas aplicações, dos seus derivados, nos vários domínios da atividade humana (iluminação, construção e decoração, até à indústria farmacêutica e sanitária), o seu cultivo que, ao longo do tempo, se estendeu a 56 países, o seu impacto no desenvolvimento económico e social sustentável e os benefícios do azeite na saúde, são alguns dos atributos que levaram a que, na 40.ª Sessão da Conferência da UNESCO, esta proposta fosse aprovada.

Desde então, a UNESCO recomenda que se celebre este dia com a realização de workshops, palestras, degustações, entre outras, por forma a sensibilizar a comunidade para a necessidade de proteger e prolongar a existência desta árvore ancestral, preservando o seu valor de longa data. É neste espírito que o Município de Mirandela se associa, uma vez mais, ao Projeto Europeu Olive4All e, também, à Rede Nacional de Comemoração do Dia Mundial da Oliveira.

Através do Museu da Oliveira e do Azeite, o equipamento de referência para assinalar o dia, serão disponibilizadas as seguintes atividades:

  • 26 nov 15:00h

Atividade: Visita Orientada ao Museu da Oliveira e do Azeite – Conheça a história da oliveira e da sua presença no concelho de Mirandela Local: Museu da Oliveira e do Azeite.

  • 26 nov 15:30h

Atividade: Em família… Oficina de Prova de Azeite -Descubra diferentes tipos de azeite, as suas caraterísticas, origens e processos de produção.- Ação sincronizada com os aderentes à Rede Nacional de Comemoração do DMO.

Local: Museu da Oliveira e do Azeite.

  • 26 nov 17:00h

Atividade: Apresentação do concurso de fotografia “Paisagens do Azeite de Trás-os-Montes e Alto Douro”

Local/Locais: Museu da Oliveira e do Azeite.

  •  26 nov 17:30h

Atividade: A história e tradição no Lagar de Varas de Guide – Uma conversa com Pedro Beato

Local/Locais: Museu da Oliveira e do Azeite

  •  27 nov 10:00h

Na rota da oliveira – A comunidade escolar é desafiada a participar numa imersão oleoturística. Desafio lançado à EsACT-IPB e ao grupo de alunos em ERASMUS. O grupo para participar encontra-se fechado com 12 elementos, oriundos da Lituânia, Polónia e Brasil.

Local/Locais: EPA –Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural

As atividades que o Município propõe são articuladas com agentes do território, nomeadamente, APPITAD e IPB (CIMO) – Parceiros do Programa “Alma do Azeite” e também com a EPA – Carvalhais e EsACT-IPB – Ambas instituições de ensino relevantes no nosso concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário