Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

👺 𝗫𝗜 𝗕𝗶𝗲𝗻𝗮𝗹 𝗱𝗮 𝗠𝗮́𝘀𝗰𝗮𝗿𝗮 - 𝗠𝗮𝘀𝗰𝗮𝗿𝗮𝗿𝘁𝗲 | “𝗣𝗲𝗿𝘀𝗼𝗻𝗮𝗴𝗲𝗻𝘀 𝗙𝗲𝗺𝗶𝗻𝗶𝗻𝗮𝘀 𝗱𝗮𝘀 𝗠𝗮𝘀𝗰𝗮𝗿𝗮𝗱𝗮𝘀 𝗱𝗼 𝗗𝗶𝘀𝘁𝗿𝗶𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗕𝗿𝗮𝗴𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗲 𝗱𝗮 𝗣𝗿𝗼𝘃𝗶́𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗱𝗲 𝗭𝗮𝗺𝗼𝗿𝗮”

 São conhecidas por Filandorra, Madama, Velha ou Beilha, Sécia ou Mascarinha e assumem, desde sempre, um importante papel na tradição das Mascaradas no distrito de Bragança e na província de Zamora.


O papel da mulher está, por isso, em destaque na XI Bienal da Máscara – Mascararte, que se realiza de 23 a 25 de novembro e que foi apresentada à comunicação social, em conferência de imprensa, no dia 13 de novembro.

Uma edição através da qual se pretende destacar o empreendedorismo cultural e criativo, realçando o papel dos artesãos e de projetos diferenciadores e aglutinadores, bem como refletir sobre os desafios colocados às Associações de caretos e comunidades locais na preservação e continuidade dos rituais, focando-nos na valorização do papel da mulher.

Conferências e conversas à volta de diversas temáticas, exposições, desfile e a queima do Mascareto serão, apenas, alguns dos momentos da XI Mascararte que inclui, nesta edição, duas novidades: Oficinas de Banda Desenhada: “Riscos, Ritos e Mascarados” e “Mascarados” e o Acordar Bragança com a participação de Grupos de Gaiteiros.

O primeiro dia do evento inicia com a Oficina de Banda Desenhada: “Riscos, Ritos e Mascarados” (Biblioteca Municipal). A partir do final da tarde, e após a inauguração da exposição “As personagens femininas das Mascaradas do distrito de Bragança e da província de Zamora” e da abertura do Espaço da Máscara | Mostra de Artesãos, segue-se a apresentação do catálogo da X Bienal da Máscara – Mascararte, “À Conversa… Os rostos da máscara” e a exibição do documentário “Máscara de Lazarim”, de Manuel Gardete (Centro Cultural Municipal Adriano Moreira).

A 24 de novembro, realiza-se a Oficina de Banda Desenhada “Mascarados”. O Centro de Fotografia Georges Dussaud acolhe a exposição de fotografia – “Rituales sagrados de la Iberia mágica”, de Víctor Pizarro Jimenez. “O papel da mulher nos rituais da máscara” vai ser o tema de “À Conversa”, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira. O segundo dia da Mascararte termina com o Encontro de Gaiteiros, na Praça da Sé.

É com o Acordar Bragança que inicia o último dia do evento, a que se segue “À Conversa… Recriar/criar a partir das tradições – apresentação de um projeto aglutinador”.

A tarde é reservada para aquele que é o ponto alto da XI Bienal da Máscara – Mascararte: o desfile pelas ruas de Bragança, que culmina com o espetáculo da Queima do Mascareto, com a performance “A deusa da roca e do fuso”, no Largo do Castelo de Bragança.

De 23 a 25 de novembro, o Espaço da Máscara | Mostra de Artesãos está instalado no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, onde estarão à venda e expostos trabalhos de 16 conhecidos artesãos.


Sem comentários:

Enviar um comentário