Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Projecto de aproveitamento de águas pluviais pode incentivar população a poupar

 O Projecto Inovação IPB HydroSAAP pode vir a ajudar toda a comunidade a poupar água


O projecto foi lançado em Julho, quando se implementou um sistema de aproveitamento de águas pluviais numa das residências de estudantes da instituição, sendo que o objectivo é utilizá-la para lavagem de pavimento e rega de jardim.

Ontem, à margem do Seminário "Sustentabilidade no uso da água: importância, técnicas e desafios", Flora Silva, coordenadora do projecto, esclareceu que, perante o cenário constante de seca que se vive, o caminho é poupar e estes sistemas podem vir a ser fundamentais. “A primeira coisa que devemos fazer em nossas casas é um diagrama de consumo. Tentar perceber quanto gastamos de chuveiros, de autoclismos, de torneiras, de rega. E perceber onde se pode diminuir. Claro que também se podem ter estes sistemas de aproveitamento de águas pluviais em casa e este estudo pode ajudar neste aspecto”.

A água que está a ser armazenada neste sistema, instalado na residência, ainda não está a ser utilizada. Foram recolhidas amostras e está a ser analisada para também se perceber se pode ter outros fins não potáveis. “Estamos a fazer uma simulação de como diariamente ela iria ser utilizada. Não a estamos ainda a utilizar porque ainda não temos bem estudada a qualidade dessa água, que não se avalia num mês ou dois”.

Amílcar Teixeira, professor da Escola Superior Agrária, falou sobre Sustentabilidade ecológica: ameaças e desafios para a gestão de ecossistemas aquáticos no espaço urbano. O investigador apontou os problemas do rio Fervença, em Bragança, e disse que há várias estratégias para melhor se gerirem os valores naturais associados aos ecossistemas aquáticos. Mas não é um trabalho simples.

O seminário “Sustentabilidade no uso da água: Importância, técnicas e desafios” decorreu, ontem, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPB.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário