Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 1 de março de 2024

Projeto DAQUI

 DAQUI é um projeto de artes visuais – Fotografia e Vídeo, que se concretiza na escuta e observação da Paisagem – o LUGAR e o EU. Este EU prefigura-se sempre como ESTRANGEIRO: emigrante, imigrante, vizinho ou nativo (estrangeiro de si mesmo). DAQUI atua no domínio das ações estratégicas de medição, com o envolvimento de públicos diversificados, por entre o cruzamento com ações de criação, veiculadas por conversas, registos, oficinas, atividades com escolas, e mostras a realizar-se na região de Mirandela e concelhos vizinhos.
Na primeira quinta-feira do mês, em dia de feira, são todos bem-vindos ao mercado, para um encontro nas oficinas, nas exposições, à mesa, à conversa no âmbito do projeto DAQUI.

O primeiro encontro tem data marcada para dia 7 de março, tendo como mote a mostra MÃE ÁGUA

Nos tanques lavam-se imagens. O lavadouro (pedra, tanque comunitário) foi em tempos o ponto de encontro de mulheres que, ali, se deslocavam para lavar roupa. E hoje? O que acontece nestes lugares? Onde se encontram estas mulheres? As mulheres de hoje? O “tanque comunitário como lugar de encontro” é o objeto de uma pesquisa que é simultaneamente uma ação de fotografia. Uma pesquisa que foi ao encontro das histórias e memórias que estes lugares acumularam ao longo do tempo em que serviram o seu propósito e que pretende agora reativá-los, projetando novas possibilidades e novos encontros.

Sem comentários:

Enviar um comentário