Os artistas oriundos da Polónia, Países Baixos e Portugal, são amigos de longa data e mantém uma colaboração profissional baseada na “amizade” com 20 anos. “É uma exposição com trabalhos de três casais e cada um trata uma cor (castanho, violeta e azul), que foi escolhida pelo grupo. A primeira parte da exposição foi feita em Cracóvia, num festival de artes, em Maio, e, nessa altura, escolhemos outras três cores (verde, amarelo e laranja)”, explicou Carlos Casimiro Costa.
Jacinta Costa e Carlos Casimiro Costa, casal residente em Bragança, na primeira parte da exposição trabalharam o amarelo e nesta segunda parte o castanho. “Foi o amarelo. Foi uma escolha natural. Agora o castanho, tendo em conta que somos professores e lavradores, era naturalíssimo. A terra”, acrescentou o artista brigantino.
Da exposição fazem parte esculturas, instalações sonoras e de vídeo. “Todas elas tratam a especificidade da maneira como nos relacionamos com a cor e cada um trata à sua maneira essa própria interpretação”, indicou Carlos Casimiro Costa.
A mostra foi concebida para o centro cultural municipal e pode vir a ter uma terceira parte para apresentar na Holanda.
A vice-presidente da Câmara de Bragança, Fernanda Silva, salientou o gosto pela arte deste grupo de amigos. “É um trabalho coletivo. Em boa hora o município disse sim a esta iniciativa que vai estar aqui patente durante algum tempo. É um bom exemplo para que outros artistas se juntem. Coletivamente poderemos dar a conhecer o que se vai fazendo”, vincou a autarca.
Sem comentários:
Enviar um comentário