Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

‘6 Faces Cromofilia-parte 2’ patente no centro cultural municipal

 Está patente ao público no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira, em Bragança, a exposição internacional de artes plásticas ‘6 Faces Cromofilia-parte 2’ da autoria de artistas de vários países, nomeadamente Liaadam Panasiewwicz, Alicja Panasiewwicz, Carlos Casimiro Costa, Jacinta Costa, Rob Boersma e Monika Necka.


Os artistas oriundos da Polónia, Países Baixos e Portugal, são amigos de longa data e mantém uma colaboração profissional baseada na “amizade” com 20 anos. “É uma exposição com trabalhos de três casais e cada um trata uma cor (castanho, violeta e azul), que foi escolhida pelo grupo. A primeira parte da exposição foi feita em Cracóvia, num festival de artes, em Maio, e, nessa altura, escolhemos outras três cores (verde, amarelo e laranja)”, explicou Carlos Casimiro Costa.

Jacinta Costa e Carlos Casimiro Costa, casal residente em Bragança, na primeira parte da exposição trabalharam o amarelo e nesta segunda parte o castanho. “Foi o amarelo. Foi uma escolha natural. Agora o castanho, tendo em conta que somos professores e lavradores, era naturalíssimo. A terra”, acrescentou o artista brigantino.

Da exposição fazem parte esculturas, instalações sonoras e de vídeo. “Todas elas tratam a especificidade da maneira como nos relacionamos com a cor e cada um trata à sua maneira essa própria interpretação”, indicou Carlos Casimiro Costa.

A mostra foi concebida para o centro cultural municipal e pode vir a ter uma terceira parte para apresentar na Holanda.

A vice-presidente da Câmara de Bragança, Fernanda Silva, salientou o gosto pela arte deste grupo de amigos. “É um trabalho coletivo. Em boa hora o município disse sim a esta iniciativa que vai estar aqui patente durante algum tempo. É um bom exemplo para que outros artistas se juntem. Coletivamente poderemos dar a conhecer o que se vai fazendo”, vincou a autarca.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário