Para António Carneiro, o presidente da associação Caretos de Podence é mais um reconhecimento que atesta a notoriedade do entrudo chocalheiro:
No fundo é mais um reconhecimento de uma tradição que é do território e que hoje é um símbolo nacional e internacional. Considero que é mais uma alavanca para esta caminhada dos Caretos de Podence e que nos dá um grande orgulho, em que esta tradição esteve quase extinta nos anos 70, e hoje é um símbolo nacional.
Este prémio destaca várias áreas, neste caso o Entrudo Chocalheiro de Podence.
Os Caretos de Podence continuam com a digressão nacional e internacional por este mundo fora. Já participaram em vários eventos em diversos momentos, em França, Macau, Bélgica, Dubai, levando a tradição do Entrudo Chocalheiro. A próxima atividade será a participação no décimo sexto desfile final do Festival Internacional da Máscara Ibérica, que decorre em Lisboa, e desfila pela Praça do Município, Rua da Prata e no Rossio, no próximo dia 21 de setembro, contando com a participação de 20 entrudos:
Sim, já costumamos participar. Nós agora é mais uma responsabilidade. Temos mais esta responsabilidade de representar este património da UNESCO. É um grande orgulho participar nestas ações, que reúne máscaras nacionais e internacionais.
O Desfile da Máscara Ibérica este ano reúne mais de 500 participantes, provenientes de 32 grupos, oriundos de quatro países: Portugal, Espanha, Grécia e Itália, num festival que acontece anualmente desde 2006.
Quanto à distinção da Portugal Perculiar. Este é um concurso com 22 categorias em que o grande prémio, o mais peculiar foi atribuído ao projeto “A música portuguesa a gostar dela própria”, sediada em Serpins, que teve como mentor Tiago A Velhinha Pereira. O segundo prémio foi concedido ao Modelo Alqueva para mantas e tapetes alentejanos, produzido pela Fabrica Alentejana de Lanificios, Reguengos de Monsaraz. E o terceiro ao projeto chefiado por Kerstin Thomas, Cerdeira – Home for Creativity, nesta aldeia do Xisto, na Serra da Lousã. O objetivo destes prémios como o nome indica, é distinguir vários produtos, eventos distintivos de Portugal. O júri é composto pelo mentores do projeto , não havendo um prémio pecuniário, mas um selo de distinção.
A tradição dos Caretos de Podence é Património Imaterial da Humanidade desde 2019. No ano passado e este, os Caretos de Podence foram reconhecidos nos Prémios “Cinco Estrelas Regiões”.
Sem comentários:
Enviar um comentário