Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Póvoa: Festa do Naso reuniu milhares de portugueses e espanhóis

 Na festa em honra de Nossa Senhora do Naso, o bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida, presidiu à missa campal, no Domingo, dia 8 de setembro, uma celebração que juntou milhares de portugueses e espanhóis na festa da Natividade da Virgem Santa Maria.


Dado que este ano, o dia 8 de setembro – festa da Natividade da Virgem Santa Maria – coincidiu com um Domingo, a celebração religiosa contou com a participação das comunidades de Alcañices e de Trabazos (Espanha) e também de Constantim, que vieram acompanhados das respetivas imagens de Nossa Senhora de La Salud, Nossa Senhora da Soledad e Nossa Senhora da Luz.

O recinto do santuário do Naso reuniu por isso, milhares de pessoas, para participar na eucaristia presidida pelo bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida e concelebrada pelos padres Manuel Marques, Javier Fresno e Rufino Xavier.

Na homília da missa, o 45º Bispo da diocese de Bragança-Miranda começou por dizer que “neste dia do aniversário de Nossa Senhora, a fé e o amor reuniram um rio de gente do santuário do Naso”.

“De Maria nasceu Jesus Cristo, o Salvador e o Príncipe da Paz. Maria percorreu um caminho de fidelidade à vontade de Deus Pai. Seguindo o exemplo de Maria, sejamos fiéis à vontade de Deus”, exortou.

Referindo-se aos problemas que abalam o mundo, como a violência e as guerras, D. Nuno Almeida, apelou à oração, pois está ao alcance de todos.

“A oração é o nosso clamor a Deus! Não fiquemos indiferentes perante o sofrimento dos outros. Aprendamos com Maria a rezar e a servir”, disse.

O bispo diocesano, que participou pela primeira vez na festa em honra de Nossa Senhora do Naso, na Póvoa, concluiu a homília com a prece: “Nossa Senhora do Naso fortalece a nossa Esperança”.

A missa concluiu-se com a procissão das imagens de Nossa Senhora do Naso, da Salud, da Soledad e da Luz, acompanhados pela música da Banda Filarmónica Mirandesa e milhares de pessoas.

A festa prosseguiu durante a tarde de Domingo, com a feira e a animação musical dos grupos Banda Konsequência e Função Pública.

No final da romaria, o juíz da Confraria em Honra de Nossa Senhora do Naso, Aquilino Ginjo, expressou a sua gratidão a todas as pessoas que visitaram o santuário nos dias da festividade.

“A Festa em honra de Nossa Senhora do Naso é uma romaria feita por todos e para todos. Agradeço a visita do senhor Bispo, o apoio e a colaboração da Câmara Municipal de Miranda do Douro, da GNR e dos bombeiros”, disse.

Por sua vez, a presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Helena Barril, que também participou na festa, felicitou a confraria do Naso e sublinhou o caráter ibérico desta romaria.


“Este ano, o dia 8 de setembro coincidiu com um Domingo, razão pela qual fomos visitados pelas imagens da Virgem da la Salud (Alcañices), Virgen de la Soledad (Trabazos) e Nossa Senhora da Luz (Constantim). Felicito a confraria pela organização da festa, que juntou milhares de portugueses e espanhóis, para juntos celebrarmos a fé”, disse.

A Festa em honra de Nossa Senhora do Naso decorreu nos dias 6, 7 e 8 de setembro, foi organizada pela confraria e contou com os apoios e a colaboração do município de Miranda do Douro, da freguesia da Póvoa, da AEPGA e da empresa Trazmúsica.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário