“Ao ligar para o 808 24 24 24, o utente é orientado, conforme a gravidade da situação, para autocuidados, para o Centro de Saúde ou para o Serviço de Urgência.
Nos casos de menor gravidade, os utentes podem aguardar, no conforto da sua casa, até à hora da consulta agendada pela Linha SNS24, evitando, desta forma, deslocações desnecessárias aos Serviços de Saúde”, informou fonte da ULS.
Este sistema de orientação permite ainda que os Serviços de Urgência fiquem mais disponíveis para as verdadeiras urgências, contribuindo assim para a melhoria no atendimento e para a redução dos tempos de espera.
No distrito de Bragança, a implementação deste projeto permite reforçar a articulação de cuidados, numa ótica de integração, sendo os utentes encaminhados, de uma forma mais célere e eficaz, para as Unidades dos Centros de Saúde ou para os Serviços de Urgência Hospitalares, aumentando assim a acessibilidade de todos os utentes.
Em situações de doença que não são uma urgência ou emergência, o utente deve ligar para o SNS24 (808 24 24 24) e, em caso de necessidade, fica com uma consulta agendada no Centro de Saúde sem necessitar de se deslocar a um Serviço de Urgência.
A implementação deste Projeto tem associada uma campanha de promoção da literacia em saúde, cujo rosto no distrito de Bragança é o Chef Óscar Geadas, que, reconhecendo as suas vantagens para o utente, apela à população para ligar para o SNS24 antes de ir à Urgência.
O Projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” é uma iniciativa da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), com o apoio da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), cuja primeira fase teve início no segundo semestre de 2023, nos concelhos de Póvoa de Varzim e Vila do Conde, e tem vindo a ser, gradualmente, alargado ao restante território.
A ULS do Nordeste implementa agora este importante Projeto, que, fruto do empenho e dedicação das equipas dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados de Saúde Hospitalares, representa um passo importante na melhoria contínua dos serviços de saúde, em proximidade, disponibilizados à população do distrito de Bragança.
Sem comentários:
Enviar um comentário