“É um dia para comemorar, mostrar as mudanças e salientar que ainda há muito por fazer na área da deficiência”, quem o diz é Luísa Garcia, presidente da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Macedo de Cavaleiros, no assinalar do dia Internacional das Pessoas com Deficiência.
Para a CERCIMAC este dia teve um impacto diferente, uma vez que foram apresentados dois projectos realizados em parceria com a empresa carpintaria Mofreita. “Há excedentes de sobras de madeira que são encaminhados para a CERCIMAC, numa parceria em que está envolvido também o Instituto Politécnico de Bragança. Os alunos da Arte e Design fazem o desenho dessas peças, são construídas pelos utentes da instituição e, depois, vendidas. Além deste projecto, temos outro projeto, já a decorrer com esta carpintaria, que é o projecto Revive, em que foram aproveitadas árvores que iam para abate. Temos utentes que vão para a carpintaria, foram seleccionados cinco, trabalham e são remunerados”.
O objectivo é promover a inclusão. “Já adquirimos um espaço, no centro da cidade, que será inaugurado em breve, onde vamos conseguir mostrar e vender trabalhos. Servirá para integrar os nossos utentes, na loja e na comunidade. No fundo é essa a nossa missão, a inclusão”.
Uma opinião partilhada pelos próprios utentes, que se mostraram satisfeitos com as duas iniciativas. “Servem para nos distrairmos, passar algum tempo e para mostrar às pessoas que também podemos fazer alguns trabalhos. Há pessoas que não acreditam muito nas nossas reais capacidades”, disse um dos utentes da CERCIMAC.
Na comemoração desta data, o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, destacou a importância do papel da autarquia nestas iniciativas. “Estamos principalmente preocupados, enquanto município, que a inclusão dessas pessoas seja um facto. Temos uma proximidade muito grande com a academia, e neste caso estamos a falar das turmas de design do IPB, também com os empresários locais, neste caso a Carpintaria Mofreita, que ajuda pessoas que desenvolvem a sua criatividade, juntamente com os alunos de design e, dessa forma, estamos sempre na primeira linha de promoção destas iniciativas”.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado a 3 de dezembro, com o objectivo de promover a compreensão sobre a deficiência e criar um mundo mais inclusivo. A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, em parceria com a GNR e a CERCIMAC, organizou uma exposição com materiais criados pelos utentes em projectos feitos em parceria com a Carpintaria Mofreita.
Sem comentários:
Enviar um comentário