Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Campo de Víboras no Caminho de Santiago

SINOPSE
Há 840 anos, o local conhecido por Viperas foi fundado e povoado por D. Sancho l, regente do reino, por incapacidade física de seu pai D. Afonso Henriques. A actual povoação de Campo de Víboras passou a ser administrada por nobres da confiança real e mais tarde pelo julgado de Algoso, até à sua integração no termo de Vimioso.
A partir do séc. XXll até ao início do séc. XX, foi local de passagem dos peregrinos de Santiago, que vinham do sul da Península Ibérica e Beira Baixa, tendo deixado como testemunho, nesta localidade, a capela com as insígnias de Santiago.
Séculos mais tarde, durante a guerra da sucessão espanhola, foi vítima de saques e incêndios, pelo não pagamento do tributo exigido pelo capitão Aires de Zamora.
Durante este largo espaço de tempo, tiveram relevância as figuras de D. Sancho l, D. João V e o capitão Amaro de Morais pela sua valentia perante o ataque da cavalaria do Capitão Aires.
Para além dos aspectos apresentados, o autor descreve, em pormenor, a vida na aldeia e recorda vivências que ecoam na memória de todos e nos reportam a uma infância despreocupada e feliz.
Este livro, “Campo de Víboras no Caminho de Santiago,” é um retrato fiel da aldeia e das suas gentes.
DETALHES

Ano de Edição: 2022.
Editor: José Fonseca.
Idioma: Português.
Dimensões:23,65x17,00x1,80.
Impressão: Casa do trabalho-Bragança.
Encadernação: Capa Mole.
Páginas: 211.
Tipo de Produto: Livro.
Classificação Temática: História.

Sem comentários:

Enviar um comentário