Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Radar Social implementado em Vimioso

 Projeto prevê sinalizar e identificar pessoas em situação de vulnerabilidade social ou risco de pobreza e exclusão


O Projeto Radar Social já chegou a Vimioso. Tem como objetivo identificar e sinalizar pessoas em situação de vulnerabilidade social ou risco de pobreza e exclusão e é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

O presidente da câmara de Vimioso, António Santos, reconhece que é um trabalho ambicioso e difícil, mas importante, de modo a garantir que as pessoas vivem com dignidade. “Diria que é muito difícil erradicar a pobreza em qualquer concelho e em qualquer país, mas o objetivo é mesmo esse, conjuntamente com as IPSS e as misericórdias, desenvolver atividades, sinalizando as pessoas, por forma a que tenhamos conhecimento das situações que temos de apoiar e a quem temos de socorrer”.

E reconhece ainda que, à semelhança dos restantes concelhos do país, também em Vimioso há casos de exclusão social e pobreza extrema, que devem ser referenciados, para que as pessoas consigam sobreviver. “Vimioso é um pouco a imagem de todos os concelhos do interior, um concelho onde a exclusão social está bem presente, infelizmente, em muitas situações dos nossos idosos, alguns jovens portadores de doença física, que não conseguem ingressar no mercado de trabalho. As pessoas têm de ser encaminhadas, estimuladas, para que possam ganhar autonomia”.

Os presidentes das juntas de freguesia também foram alertados para sinalizarem casos de que tenham conhecimento, uma vez que são os que estão mais próximos da população. Quanto à equipa responsável pelo projeto, é composta por duas assistentes sociais do concelho.

O projeto começou a ser implementado, em Vimioso, no início da semana passada.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Cindy Tomé

Sem comentários:

Enviar um comentário