Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Projeto da CIM Terras-de-Trás os Montes inovador com recurso a inteligência artificial

 Pedro Lima, refere que este projeto é uma “forma de pensar fora da caixa, de sermos inovadores para conseguir chegar mais longe, para que as pessoas cheguem mais perto”.


O próximo projeto da CIM Terras de Trás-os-Montes (Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes) vai ser um Guia turístico virtual com um avatar, com forma de Careto.

Este será um assistente virtual, que vai estar disponível no site da CIM Terras de Trás-os-Montes e também nas plataformas dos 9 municípios, que integram esta comunidade, com recurso a inteligência artificial (IA) e que vai proporcionar aos visitantes informações sobre o território, sobre os diversos pontos turísticos.

Pedro Lima, presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes, destaca que a escolha do avatar Careto, foi óbvia porque é um elemento unificador de todo o território de Trás-os-Montes e não exista uma imagem tão consensual:

É um avatar que acho que vai ser identificado com o território. Eu gostaria de sublinhar que o careto, não é só característico de um concelho em específico. As mascaradas, em geral, são celebrações de inverno que se verificam, em todo o território de Terras de Trás-os-Montes. E portanto, é uma marca identitária, e facilmente reconhecida do território.

O interlocutor desta plataforma será um careto da região, e que vai permitir aos “utilizadores interagir através de texto ou voz para obter informações detalhadas sobre o território e os vários pontos turísticos e em diversas línguas”. Sendo este já um elemento reconhecido, internacionalmente:

E depois, tem a componente mais turística, do avatar, que vai ser o interlocutor, por definição, na forma de careto da região. Mostrando e podendo fazer visitas virtuais para que a pessoa possa também ser cativada, a visitar o território com esse formato conhecido desse ritual, que é conhecido não só a nível nacional, mas também internacional.

O presidente da CIM Terras de Trás-os-Montes destaca que esta é uma forma inovadora e vanguardista para a implementação deste projeto:

O objetivo é colocar nestes motores de busca, informação fidedigna, sobre o território, por forma que quando questionado, tanto o ChatGPT ou o DeepSeek, sobre Terras de Trás-os-Montes, ou sobre alguma particularidade, que haja informação fidedigna, e disponível a esses meios, e que as pessoas interessadas no nosso território, tenham dentro do possível, uma resposta confiável.

Porque o grande problema do mundo digital, é mesmo esse, é a confiabilidade da informação. De uma forma inovadora e vanguardista, as Terras de Trás-os-Montes, sinalizaram este projeto, para quem, usa a inteligência artificial obter informação, e que está ligada a uma entidade que é neste caso, a Comunidade Intermunicipal, que assume a responsabilidade de edição destes motores de busca.

O contrato de financiamento foi assinado na passada passada sexta feira, entre a CIM das Terras de Trás-os-Montes e o Turismo de Portugal, no valor de quase 1820 mil euros, financiados pelo programa “Linha + Interior Turismo”. Para já vai ser lançado o concurso público.

A estimativa é que este este projeto esteja online, no final do ano.

Escrito por Rádio ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário