Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

Aethel Mining promete reforçar e expandir a atividade mineira ainda este ano em Torre de Moncorvo

 Empresa garantiu expansão após Direção Geral de Energia e Geologia ter dito que a Aethel Mining não apresentou programa de trabalho para este ano


A Aethel Mining, empresa que detém a concessão das minas de ferro de Torre de Moncorvo, desde fevereiro de 2020, assumiu, à Agência Lusa, que quer “reforçar e expandir a atividade" das minas ainda este ano. Esclareceu também que “continua empenhada no desenvolvimento do projeto mineiro e mantém um diálogo aberto e construtivo com a tutela”, afirmando que está agora “focada na gestão estratégica dos 'stocks' de agregado de ferro existentes, de acordo com as melhores práticas do setor”.

Estas declarações surgem depois de o presidente Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, José Meneses, ter dito, também a esta agência, que a Direção Geral de Energia e Geologia não lhe tem prestado informações sobre o processo, apesar das diversas solicitações. Já a Direção Geral de Energia e Geologia garantiu que “mantém uma relação de cooperação e diálogo institucional com o município”. Fonte oficial da DGEG terá esclarecido ainda, à Lusa, que a empresa não tem desenvolvido atividade operacional na área da concessão nem apresentou programa de trabalhos para este ano.

Na reportagem do Jornal Nordeste, edição do dia 28 de janeiro, o ex-consultor da Aethel Mining, Carlos Guerra, disse que a empresa apenas veio “atrasar um projeto de grande importância para Torre de Moncorvo, para o distrito e para a região”, o vereador socialista do município, Adriano Menino, referiu que “houve aproveitamento político” e que o silêncio, por parte da câmara municipal e empresa, era “lamentável" e algumas pessoas da freguesia do Carvalhal a dar conta da desilusão que sentem, após o abandono dos trabalhos. 

Neste momento, aguardamos resposta ao email que enviámos, no início da semana, à Direção-Geral de Energia e Geologia e à Aethel Mining, que já deu conta que, brevemente, responderá às questões que lhe foram colocadas.

Escrito por Brigantia  
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário